Cotidianidade da mulher que tem hiv/aids: modo de ser diante da (im)possibilidade de amamentar

Autores

  • Stela Maris de Mello Padoin Universidade Federal de Santa Maria
  • Cristiane Cardoso de Paula Universidade Federal de Santa Maria
  • Ívis Emília de Oliveira Souza Universidade Federal do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

Enfermagem. Saúde da mulher. Síndrome da Imunodeficiência Adquirida. Aleitamento materno. Filosofia em Enfermagem.

Resumo

Investigação fenomenológica que objetivou compreender a cotidianidade da mulher infectada pelo vírus da imunodeficiência humana, diante da impossibilidade de amamentar. Desenvolveu-se entrevista com 12 mulheres, em um hospital universitário no sul do Brasil. Os depoimentos, analisados pelo método heideggeriano, revelaram que a mulher se mostra como serno- mundo e se mantém, predominantemente, na impessoalidade. Desvelou-se o modo de ser da de-cadência, expresso pela ocupação, falatório, curiosidade, ambigüidade e temor, além da inautenticidade do pacto de silêncio e do não dito. O cuidado solícito, mediado pela relação dialógica entre a mãe e o/a filho/a, entre a mulher e o/a profissional, mostrou a possibilidade do movimento da inautenticidade para a autenticidade. Recomenda-se, como estratégia assistencial, o encontro vivido e dialogado, mediado pela escuta, empatia e intersubjetividade, que se desenvolva a partir da compreensão do modo de ser do humano diante das impossibilidades da condição sorológica e na busca de desvelar suas possibilidades.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Stela Maris de Mello Padoin, Universidade Federal de Santa Maria

Eentro de Ciencias da Saúde Departametno de Enfermagem

Cristiane Cardoso de Paula, Universidade Federal de Santa Maria

Enfermeira. Doutora em Enfermagem pela Escola de Enfermagem Anna Nery/Universidade Federal do Rio de Janeiro/RJ. Docente no Departamento de Enfermagem, Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal de Santa Maria. Santa Maria-RS.

Ívis Emília de Oliveira Souza, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Docente no Departamento de Enfermagem Materno Infantil da  Escola de Enfermagem Anna Nery da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro-RJ.

Downloads

Publicado

2010-07-01

Como Citar

1.
de Mello Padoin SM, Paula CC de, Souza Ívis E de O. Cotidianidade da mulher que tem hiv/aids: modo de ser diante da (im)possibilidade de amamentar. Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 1º de julho de 2010 [citado 26º de abril de 2025];31(1):77. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/9917

Edição

Seção

Artigos Originais