Avaliação da qualidade da atenção primária à saúde segundo o nível de satisfação dos idosos

Autores

  • Luiza Amélia Freitas de Andrade
  • Pedro Eugénio López Salazar
  • Kleidson Daniel Medeiros Leopoldino
  • Carolina Barbosa Montenegro

Palavras-chave:

Atenção primária à saúde. Pesquisa sobre serviços de saúde. Idoso.

Resumo

Objetivo: Avaliar a qualidade da Atenção Primária à Saúde segundo o nível de satisfação dos
usuários idosos.
Método: Estudo exploratório, descritivo, com abordagem quantitativa, realizado com 381
idosos usuários dos serviços da Atenção Primária à Saúde. Para a coleta de dados, o Service
Quality (SERVQUAL) foi adaptado ao contexto das Unidades Básicas de Saúde (UBS) da
Estratégia Saúde da Família (ESF) e foi elaborado um questionário com 44 questões. Os
dados foram tratados utilizando o SSPS® e analisados por meio de técnicas estatísticas
descritivas e inferenciais.
Resultados: O SERVQUAL exibiu excelente confiabilidade e consistência interna das
subescalas expectativas e percepções, com Alpha Cronbach 0,948 e 0,932, respectivamente.
As dimensões avaliadas apresentaram Gaps negativos: aspectos tangíveis -0,65;
confiabilidade -1,19; capacidade de resposta -0,56; garantia -0,91 e empatia -0.52.
Conclusão: Os Gaps negativos, em todas as dimensões, evidenciam lacunas na qualidade dos
serviços e demonstram a baixa satisfação dos idosos usuários das UBS/ESF/APS.
Palavras-chave: Atenção primária à saúde. Pesquisa sobre serviços de saúde. Idoso.

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Publicado

2019-06-06

Como Citar

1.
Amélia Freitas de Andrade L, Eugénio López Salazar P, Daniel Medeiros Leopoldino K, Barbosa Montenegro C. Avaliação da qualidade da atenção primária à saúde segundo o nível de satisfação dos idosos. Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 6º de junho de 2019 [citado 28º de março de 2024];40. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/93534

Edição

Seção

Artigos Originais