Avaliação da qualidade da atenção primária à saúde segundo o nível de satisfação dos idosos
Palavras-chave:
Atenção primária à saúde. Pesquisa sobre serviços de saúde. Idoso.Resumo
Objetivo: Avaliar a qualidade da Atenção Primária à Saúde segundo o nível de satisfação dos
usuários idosos.
Método: Estudo exploratório, descritivo, com abordagem quantitativa, realizado com 381
idosos usuários dos serviços da Atenção Primária à Saúde. Para a coleta de dados, o Service
Quality (SERVQUAL) foi adaptado ao contexto das Unidades Básicas de Saúde (UBS) da
Estratégia Saúde da Família (ESF) e foi elaborado um questionário com 44 questões. Os
dados foram tratados utilizando o SSPS® e analisados por meio de técnicas estatísticas
descritivas e inferenciais.
Resultados: O SERVQUAL exibiu excelente confiabilidade e consistência interna das
subescalas expectativas e percepções, com Alpha Cronbach 0,948 e 0,932, respectivamente.
As dimensões avaliadas apresentaram Gaps negativos: aspectos tangíveis -0,65;
confiabilidade -1,19; capacidade de resposta -0,56; garantia -0,91 e empatia -0.52.
Conclusão: Os Gaps negativos, em todas as dimensões, evidenciam lacunas na qualidade dos
serviços e demonstram a baixa satisfação dos idosos usuários das UBS/ESF/APS.
Palavras-chave: Atenção primária à saúde. Pesquisa sobre serviços de saúde. Idoso.
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