Fatores associados ao estilo de vida de estudantes do ensino médio de escolas públicas

Autores

  • Maria Fernanda Santos Figueiredo Brito
  • Lucineia de Pinho
  • Alexandre Botelho Brito
  • Romerson Brito Messias
  • Sirlaine de Pinho
  • Amanda Amaral Oliveira
  • Carla Silvana Oliveira e Silva
  • Valéria Volker
  • Marise Silveira Fagundes

Palavras-chave:

Estilo de vida. Estudantes. Saúde do estudante. Enfermagem. Saúde pública.

Resumo

Objetivo: Avaliar os fatores associados ao estilo de vida de estudantes do ensino médio de
escolas públicas.
Método: Estudo transversal e analítico, realizado em Montes Claros, Minas Gerais.
Participaram 819 estudantes do ensino médio de escolas públicas estaduais, em 2016/2017.
Utilizou-se um questionário que contemplava variáveis sociodemográficas, escolares,
autopercepção da qualidade de vida, sintomas depressivos, adicção em Internet e estilo de
vida. Utilizou-se Razão de Chances, mediante a Regressão Logística.
Resultados: Entre os participantes, 92,2% possuíam estilo de vida desejável, com escore
médio de 70,75 pontos (±11,60). Na análise múltipla, permaneceram associadas ao estilo de
vida as variáveis autopercepção da qualidade de vida (p=0,005), sintomas depressivos
(p<0,001) e adicção em Internet (p=0,007).
Conclusão: A melhoria da qualidade de vida, apoio emocional e educação quanto ao uso
adequado da Internet devem ser abordados pelo enfermeiro nas ações de promoção da saúde
no ambiente escolar.
Palavras-chave: Estilo de vida. Estudantes. Saúde do estudante. Enfermagem. Saúde pública.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2019-03-11

Como Citar

1.
Santos Figueiredo Brito MF, de Pinho L, Botelho Brito A, Brito Messias R, de Pinho S, Amaral Oliveira A, Silvana Oliveira e Silva C, Volker V, Silveira Fagundes M. Fatores associados ao estilo de vida de estudantes do ensino médio de escolas públicas. Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 11º de março de 2019 [citado 29º de março de 2024];40. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/90840

Edição

Seção

Artigos Originais