Coinfecção tuberculose/HIV/aids em Porto Alegre, RS - invisibilidade e silenciamento dos grupos mais afetados

Autores

  • Maíra Rossetto
  • Rosana Maffacciolli
  • Cristianne Maria Famer Rocha
  • Dora Lúcia Leidens Correa Oliveira

Palavras-chave:

Coinfecção. Tuberculose. Síndrome de imunodeficiência adquirida. Vulnerabilidade em saúde.

Resumo

Objetivo: Analisar como o pertencimento a certos grupos sociais contribui para a constituição das vulnerabilidades associadas ao adoecimento pela coinfecção tuberculose/HIV/aids.

Metodologia: Pesquisa qualitativa realizada em Porto Alegre-RS, em regiões de alta vulnerabilidade social. Foram entrevistadas 20 pessoas coinfectadas em serviços especializados de saúde, entre agosto e dezembro de 2016. A análise teve como aporte os referenciais The Sound of Silence e Vulnerabilidade e Direitos Humanos.

Resultados: Condições socioeconômicas foram decisivas para constituição das condições de vulnerabilidade. Processos de invisibilização das pessoas e silenciamento de suas vozes, em um cenário marcado por desigualdades econômicas, raciais e de gênero contribuíam para que suas necessidades de saúde não fossem compreendidas e efetivamente levadas em consideração nas ações dos serviços.

Considerações finais: Quanto mais efetivas forem as estratégias para legitimar as vozes e compreender as necessidades das pessoas afetadas pela coinfecção, maiores serão as chances de que as respostas programáticas para o problema sejam exitosas.

Palavras-chave: Coinfecção. Tuberculose. Síndrome de imunodeficiência adquirida. Vulnerabilidade em saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2019-03-08

Como Citar

1.
Rossetto M, Maffacciolli R, Rocha CMF, Oliveira DLLC. Coinfecção tuberculose/HIV/aids em Porto Alegre, RS - invisibilidade e silenciamento dos grupos mais afetados. Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 8º de março de 2019 [citado 18º de abril de 2024];40. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/90770

Edição

Seção

Artigos Originais