Realizando punção venosa ou arterial: significado para a equipe de enfermagem da UTI pediátrica

Autores

  • Herondina Analia de Oliveira Correia UNIFESP
  • Circéa Amalia Ribeiro UNIFESP
  • Regina Issuzu Hiroka de Borba UNIFESP

Palavras-chave:

Cateterismo periférico. UTI pediátrica. Criança hospitalizada. Enfermagem pediátrica.

Resumo

Nota prévia de pesquisa qualitativa que utiliza como referencial teórico o Interacionismo Simbólico e como referencial metodológico a Teoria Fundamentada nos Dados, realizada com enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem de Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica-UTIP, com o objetivo de compreender o significado que tem, para a equipe de enfermagem, realizar a punção venosa ou arterial em crianças internadas nessa unidade. A análise preliminar dos dados revelou que a punção é vista pela equipe de enfermagem da UTIP como um procedimento importante, estressante para a criança, família e equipe, mas se realizada rapidamente, faz bem ao ego pessoal e profissional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Herondina Analia de Oliveira Correia, UNIFESP

Enfermeira da UTI Pediátrica do Hospital Municipal do Campo Limpo. Especialista em Enfermagem Pediátrica e Neonatológica. Mestranda do Programa de Pós graduação em Enfermagem da Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP

Circéa Amalia Ribeiro, UNIFESP

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professor Associado do Departamento de Enfermagem da UNIFESP. Disciplina Enfermagem Pediátrica. Orientadora.

Regina Issuzu Hiroka de Borba, UNIFESP

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professor Adjunto do Departamento de Enfermagem da UNIFESP. Disciplina Enfermagem Pediátrica. Co-orientadora.

Downloads

Publicado

2010-01-08

Como Citar

1.
Correia HA de O, Ribeiro CA, de Borba RIH. Realizando punção venosa ou arterial: significado para a equipe de enfermagem da UTI pediátrica. Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 8º de janeiro de 2010 [citado 29º de março de 2024];30(3):558. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/9036

Edição

Seção

Comunicações breves