Mortalidade por câncer de mama em mulheres do município de Maringá, Paraná, Brasil

Autores

  • Jéssica Carvalho de Matos UNINGÁ - Unidade de Ensino Superior Ingá Maringá
  • Maria Dalva de Barros Carvalho UEM (Universidade Estadual de Maringá
  • Sandra Marisa Pelloso UEM (Universidade Estadual de Maringá)
  • Taqueco Teruya Uchimura UEM (Universidade Estadual de Maringá)
  • Thaís Aidar de Freitas Mathias UEM (universidade Estadual de Maringá)

Palavras-chave:

Saúde da mulher, Neoplasias mamárias, Mortalidade

Resumo

Este estudo objetivou analisar o perfil dos óbitos por câncer de mama no município de Maringá no período de 1996 a 2004. Trata-se de um estudo quantitativo, descritivo, de corte transversal. A coleta dos dados foi derivada do Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM) do Ministério da Saúde onde foram analisadas as variáveis: idade, escolaridade, raça/cor, estado civil e local de ocorrência do óbito. Ocorreram 170 mortes por câncer de mama no período estudado com ascendência gradativa no número de mortes no primeiro triênio com queda no segundo triênio e logo em seguida uma rápida ascensão até 2004. A faixa etária de maior prevalência foi de 50-59 anos e com escolaridade de 1 a 8 anos e predominância da raça branca. Percebe-se que os estratos sociais menos favorecidos têm menor acesso a qualidade de informações acerca da prevenção secundária e tratamento eficaz do câncer de mama.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jéssica Carvalho de Matos, UNINGÁ - Unidade de Ensino Superior Ingá Maringá

Maria Dalva de Barros Carvalho, UEM (Universidade Estadual de Maringá

Enfermeira. Doutora. Docente do Departamento de Medicina, do PCS e do Programa de Pós-graduação em Enfermagem (PPE) da UEM - Av. Colombo 5790, Jd. Universitário, 87020-900, Maringá-PR.

Sandra Marisa Pelloso, UEM (Universidade Estadual de Maringá)

Enfermeira. Doutora. Docente do Departamento de Enfermagem, do PCS e do Programa de Pós-graduação em Enfermagem (PPE) da UEM.

Taqueco Teruya Uchimura, UEM (Universidade Estadual de Maringá)

Enfermeira. Doutora. Docente do Departamento de Enfermagem, do PCS e do Programa de Pós-graduação em Enfermagem (PPE) da UEM

Thaís Aidar de Freitas Mathias, UEM (universidade Estadual de Maringá)

Enfermeira. Doutora. Docente do Departamento de Enfermagem e Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Enfermagem (PPE) da UEM.

Downloads

Publicado

2010-01-08

Como Citar

1.
Matos JC de, Carvalho MD de B, Pelloso SM, Uchimura TT, Mathias TA de F. Mortalidade por câncer de mama em mulheres do município de Maringá, Paraná, Brasil. Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 8º de janeiro de 2010 [citado 26º de abril de 2025];30(3):445. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/8989

Edição

Seção

Artigos Originais