Metodologia ágil Scrum: uso pelo enfermeiro em jogo educativo sobre manejo seguro de medicamentos
Keywords:
Segurança do paciente. Educação em saúde. Informática em Enfermagem. Tecnologia educacional. Educação continuada.Abstract
Objetivo: Evidenciar o papel do enfermeiro como gerente de projeto nas fases de
planejamento e desenvolvimento de um jogo educativo sobre manejo seguro de
medicamentos para técnicos de enfermagem.
Método: Relato de caso de experiência no emprego da metodologia ágil Scrum com o
objetivo da criação do jogo educativo, realizada em reuniões quinzenais do grupo
participante, entre dezembro de 2015 a dezembro de 2018, em um hospital universitário
de Curitiba.
Resultados: As habilidades do enfermeiro em conduzir o grupo empregando a
metodologia ágil Scrum foram demonstradas de forma efetiva e levaram ao alcance dos
objetivos.
Conclusões: Ao compartilhar sua experiência clínica e educacional, aliando as
competências gerenciais desenvolvidas ao longo da sua prática profissional, o
enfermeiro é capaz de contribuir não só com o conhecimento científico sobre qualidade
e segurança do paciente, mas também no gerenciamento de projetos e alcance de
objetivos traçados em equipe.
Palavras-chave: Segurança do paciente. Educação em saúde. Informática em
Enfermagem. Tecnologia educacional. Educação continuada.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright for articles published in this Journal belong to the author, with first publication rights belonging to the Journal. Given that the Journal is a public access publication, articles can be used free of charge in educational and non-commercial applications.