Metodologia ágil Scrum: uso pelo enfermeiro em jogo educativo sobre manejo seguro de medicamentos

Authors

  • Jossandro Rodrigues da Cruz
  • Luciana Schleder Gonçalves
  • Ana Paula Magalhães de Abreu de Giacomo

Keywords:

Segurança do paciente. Educação em saúde. Informática em Enfermagem. Tecnologia educacional. Educação continuada.

Abstract

Objetivo: Evidenciar o papel do enfermeiro como gerente de projeto nas fases de
planejamento e desenvolvimento de um jogo educativo sobre manejo seguro de
medicamentos para técnicos de enfermagem.
Método: Relato de caso de experiência no emprego da metodologia ágil Scrum com o
objetivo da criação do jogo educativo, realizada em reuniões quinzenais do grupo
participante, entre dezembro de 2015 a dezembro de 2018, em um hospital universitário
de Curitiba.
Resultados: As habilidades do enfermeiro em conduzir o grupo empregando a
metodologia ágil Scrum foram demonstradas de forma efetiva e levaram ao alcance dos
objetivos.
Conclusões: Ao compartilhar sua experiência clínica e educacional, aliando as
competências gerenciais desenvolvidas ao longo da sua prática profissional, o
enfermeiro é capaz de contribuir não só com o conhecimento científico sobre qualidade
e segurança do paciente, mas também no gerenciamento de projetos e alcance de
objetivos traçados em equipe.
Palavras-chave: Segurança do paciente. Educação em saúde. Informática em
Enfermagem. Tecnologia educacional. Educação continuada.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2019-01-21

How to Cite

1.
Rodrigues da Cruz J, Schleder Gonçalves L, Magalhães de Abreu de Giacomo AP. Metodologia ágil Scrum: uso pelo enfermeiro em jogo educativo sobre manejo seguro de medicamentos. Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 2019 Jan. 21 [cited 2025 Apr. 27];40. Available from: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/89746