Diretrizes curriculares nacionais: percepções de acadêmicos sobre a sua formação em enfermagem
Palavras-chave:
Estudantes de enfermagem, Educação em enfermagem, Currículo, Enfermagem.Resumo
O estudo, do tipo qualitativo exploratório descritivo, cujos dados foram analisados por meio da técnica de análise de conteúdo, ouviu percepções de acadêmicos de enfermagem acerca de sua formação considerando as Diretrizes Curriculares Nacionais que regulam a Enfermagem. A coleta dos dados deu-se através da realização de entrevistas com dez alunos formandos em 2007/1, do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil, tendo todos os sujeitos do estudo assinado o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Evidencia-se o entendimento dos acadêmicos em relação ao currículo e às Diretrizes Curriculares Nacionais e a estreita relação enquanto sujeitos em formação com a Universidade, o Curso de Enfermagem, o Projeto Político Pedagógico, destacando aspectos importantes relacionados ao ensino e à aprendizagem, evidenciando o papel do aluno e do professor na formação do perfil do egresso para o mundo do trabalho.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta Revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a Revista. Em virtude da Revista ser de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições própria, em aplicações educacionais e não-comerciais, estando licenciados sob uma Licença Creative Commons tipo (CC) BY-NC.