Diretrizes curriculares nacionais: percepções de acadêmicos sobre a sua formação em enfermagem

Autores

  • Dagmar Elaine Kaiser Escola de Enfermagem UFRGS
  • Andreivna Kharenine Serbim PUC/RS

Palavras-chave:

Estudantes de enfermagem, Educação em enfermagem, Currículo, Enfermagem.

Resumo

O estudo, do tipo qualitativo exploratório descritivo, cujos dados foram analisados por meio da técnica de análise de conteúdo, ouviu percepções de acadêmicos de enfermagem acerca de sua formação considerando as Diretrizes Curriculares Nacionais que regulam a Enfermagem. A coleta dos dados deu-se através da realização de entrevistas com dez alunos formandos em 2007/1, do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil, tendo todos os sujeitos do estudo assinado o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Evidencia-se o entendimento dos acadêmicos em relação ao currículo e às Diretrizes Curriculares Nacionais e a estreita relação enquanto sujeitos em formação com a Universidade, o Curso de Enfermagem, o Projeto Político Pedagógico, destacando aspectos importantes relacionados ao ensino e à aprendizagem, evidenciando o papel do aluno e do professor na formação do perfil do egresso para o mundo do trabalho.

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Biografia do Autor

Dagmar Elaine Kaiser, Escola de Enfermagem UFRGS

Andreivna Kharenine Serbim, PUC/RS

Enfermeira. Residência em Enfermagem PREMUS - PUC/RS

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Publicado

2010-05-11

Como Citar

1.
Kaiser DE, Serbim AK. Diretrizes curriculares nacionais: percepções de acadêmicos sobre a sua formação em enfermagem. Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 11º de maio de 2010 [citado 10º de maio de 2025];30(4):633. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/8815

Edição

Seção

Artigos Originais