Práticas de autocuidado em hanseníase: face, mãos e pés

Autores

  • Marize Conceição Ventin Lima
  • Fernanda Ribeiro Barbosa
  • Danielle Christine Moura dos Santos
  • Raphaela Delmondes do Nascimento
  • Stephanie Steremberg Pires D’Azevedo

Palavras-chave:

Hanseníase. Autocuidado. Prevenção secundária. Prevenção terciária. Enfermagem.

Resumo

Objetivo: Analisar as práticas de autocuidado em face, mãos e pés realizadas por pessoas atingidas pela hanseníase.
Metodologia: Estudo qualitativo, realizado em unidades de referência para hanseníase em Pernambuco, entre maio de 2014 e abril de 2015, com 24 pessoas. Os dados foram coletados por meio da entrevista semiestruturada e realizada a análise de conteúdo. Resultados: Emergiram duas categorias: Conhecimento e realização de práticas de autocuidado em Hanseníase e Singularidades e desafios do autocuidado. O estudo apontou que os entrevistados conhecem as informações sobre os cuidados com a face, mãos e pés, mas relatam dificuldades como baixa renda para adquirir material para o autocuidado, falta de tempo, e alguns falta de interesse. A maior parte já apresentava grau de incapacidade.
Conclusões: É necessário a capacitação de profissionais que atuem no empoderamento das pessoas frente à doença e orientações sobre prevenção de incapacidades e acesso à insumos para realizar o autocuidado.
Palavras-chave: Hanseníase. Autocuidado. Prevenção secundária. Prevenção terciária. Enfermagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2018-09-05

Como Citar

1.
Lima MCV, Barbosa FR, dos Santos DCM, do Nascimento RD, D’Azevedo SSP. Práticas de autocuidado em hanseníase: face, mãos e pés. Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 5º de setembro de 2018 [citado 19º de abril de 2024];39. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/86455

Edição

Seção

Artigos Originais