Acessibilidade ao tratamento da hipertensão arterial na estratégia saúde da família

Autores

  • Anderson da Silva Rêgo
  • Maria do Carmo Fernandez Lourenço Haddad
  • Maria Aparecida Salcia
  • Cremilde Aparecida Trindade Radovanovica

Palavras-chave:

Atenção Primária à Saúde. Pesquisa sobre serviços de saúde. Enfermagem. Estratégia Saúde da Família. Saúde do adulto. Hipertensão.

Resumo

Objetivo: Analisar a satisfação acerca da acessibilidade ao tratamento de pessoas com hipertensão arterial acompanhadas pela Estratégia Saúde da Família.
Método: Estudo transversal, realizado com 417 pessoas residentes em um município do estado do Paraná, Brasil. A coleta de dados foi realizada entre fevereiro a junho de 2016, utilizando instrumento de satisfação com serviços prestados pela Atenção Primária à Saúde, empregando questões referentes a acessibilidade ao tratamento. Adotou-se análise descritiva e inferencial para tratamento das variáveis.
Resultados: Participaram do estudo 417 pessoas, em que 62,4% era idoso, 67,8% do sexo feminino e 55,2% era aposentado/pensionista. A acessibilidade econômica foi o indicador melhor avaliado. A avaliação regular dos serviços característicos da acessibilidade geográfica e organizacional foi significantemente associada ao acompanhamento inadequado desses usuários na Estratégia Saúde da Família.
Conclusão: Os serviços ofertados às pessoas com hipertensão arterial foram avaliados como regular, apresentando principais barreiras referente a aspectos geográficos e organizacionais.
Palavras-chave: Atenção Primária à Saúde. Pesquisa sobre serviços de saúde. Enfermagem. Estratégia Saúde da Família. Saúde do adulto. Hipertensão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2018-09-05

Como Citar

1.
Rêgo A da S, Haddad M do CFL, Salcia MA, Radovanovica CAT. Acessibilidade ao tratamento da hipertensão arterial na estratégia saúde da família. Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 5º de setembro de 2018 [citado 28º de março de 2024];39. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/86453

Edição

Seção

Artigos Originais