Pacto em defesa da saúde: divulgando os direitos dos usuários pela pesquisa-ação.

Autores

  • Magda Santos Koerich Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Dirce Stein Backes Centro Universitário Franciscano (UNIFRA)
  • Mara Caino MARCHIORI Centro Universitário Franciscano (UNIFRA)
  • Alacoque Lorenzini Erdmann Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Palavras-chave:

Sistema Único de Saúde, Direitos do paciente, Participação comunitária, Pesquisa em Enfermagem

Resumo

Objetivou-se divulgar e discutir a carta dos direitos dos usuários do sistema único de saúde (SUS), com pacientes e familiares que buscaram atendimento em serviço público hospitalar. Metodologia: optou-se pela pesquisa-ação, com abordagem qualitativo-construtivista, que propõe a participação coletiva e ação planejada com ênfase na mudança de uma situação. A coleta de dados ocorreu concomitantemente às discussões com os usuários da saúde, no decorrer do ano 2007, durante encontros semanais de aproximadamente uma hora. Resultados: as falas codificadas e analisadas resultaram em três eixos temáticos: direitos e deveres dos usuários; qualificação profissional; acolhimento em saúde.  Conclusão: a carta dos direitos dos usuários do sus se coloca como um dispositivo importante para o cidadão conhecer os seus direitos de acesso ao sistema de saúde, bem como contribuir de forma critica e co-responsável nas discussões e delineamentos em prol de um sistema de saúde mais resolutivo e eficaz.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Magda Santos Koerich, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora Adjunto do Departamento de Patologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).  Membro do

Grupo de Estudos e Pesquisas em Administração e Gerência do Cuidado em Enfermagem e Saúde (GEPADES). Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre o Quotidiano e Imaginário em Enfermagem e Saúde (NUPEQUIS-SC) do PEN/UFSC.

Dirce Stein Backes, Centro Universitário Franciscano (UNIFRA)

Enfermeira. Doutora em Filosofia da Enfermagem. Membro do Grupo Estudos e Pesquisa em Administração e Gerência do Cuidado em Enfermagem e Saúde (GEPADES). Docente do curso de Enfermagem do Centro Universitário Franciscano (UNIFRA)

Mara Caino MARCHIORI, Centro Universitário Franciscano (UNIFRA)

Enfermeira. Mestre em Educação. Docente do curso de enfermagem do Centro Universitário Franciscano (UNIFRA). Pró-reitora de Extensão da UNIFRA.

Alacoque Lorenzini Erdmann, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Enfermeira. Doutora em Filosofia da Enfermagem. Professora Titular do Departamento de Enfermagem e do PEN da UFSC. Coordenadora do Grupo Estudos e Pesquisa em Administração e Gerência do Cuidado em Enfermagem e Saúde (GEPADES). Coordenadora da Área da Enfermagem na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). PQ 1 A do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Downloads

Publicado

2010-05-11

Como Citar

1.
Santos Koerich M, Backes DS, MARCHIORI MC, Lorenzini Erdmann A. Pacto em defesa da saúde: divulgando os direitos dos usuários pela pesquisa-ação. Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 11º de maio de 2010 [citado 19º de abril de 2024];30(4):677. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/8640

Edição

Seção

Artigos Originais