Motivos do abuso de substâncias psicoativas por mulheres assistidas em Centro de Atenção Psicossocial

Autores

  • Keity Laís Siepmann Soccol
  • Marlene Gomes Terra
  • Stela Maris de Mello Padoin
  • Danilo Bertasso Ribeiro
  • Daiana Foggiato de Siqueira
  • Janaina Lunardi Canabarro

Palavras-chave:

Serviços de saúde mental. Transtornos relacionados ao uso de substâncias. Transtornos relacionados ao uso de álcool. Mulheres.

Resumo

Objetivo: Compreender os motivos atribuídos por mulheres ao abuso de substâncias psicoativas.
Método: Abordagem qualitativa de natureza fenomenológica. Foram entrevistadas 12 mulheres usuárias de substâncias psicoativas em tratamento no Centro de Atenção Psicossocial álcool e drogas, no Sul do Brasil. As entrevistas foram realizadas entre maio e junho de 2013. Os dados foram interpretados à luz da Fenomenologia Social de Alfred Schütz.
Resultados: O abuso de substâncias psicoativas é motivado pela influência das pessoas com as quais as mulheres mantêm um relacionamento ou com as quais conviveram. Ainda, as perdas e os conflitos familiares vivenciados também foram como um estopim para o abuso de substâncias psicoativas.
Conclusão: A assistência à saúde das mulheres necessita atender além das demandas, na medida em que deve levar em consideração a história de vida dessas mulheres.
Palavras-chave: Serviços de saúde mental. Transtornos relacionados ao uso de substâncias. Transtornos relacionados ao uso de álcool. Mulheres.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2018-08-29

Como Citar

1.
Soccol KLS, Terra MG, Padoin SM de M, Ribeiro DB, de Siqueira DF, Canabarro JL. Motivos do abuso de substâncias psicoativas por mulheres assistidas em Centro de Atenção Psicossocial. Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 29º de agosto de 2018 [citado 26º de abril de 2025];39. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/86275

Edição

Seção

Artigos Originais