Motivos do abuso de substâncias psicoativas por mulheres assistidas em Centro de Atenção Psicossocial
Palavras-chave:
Serviços de saúde mental. Transtornos relacionados ao uso de substâncias. Transtornos relacionados ao uso de álcool. Mulheres.Resumo
Objetivo: Compreender os motivos atribuídos por mulheres ao abuso de substâncias psicoativas.
Método: Abordagem qualitativa de natureza fenomenológica. Foram entrevistadas 12 mulheres usuárias de substâncias psicoativas em tratamento no Centro de Atenção Psicossocial álcool e drogas, no Sul do Brasil. As entrevistas foram realizadas entre maio e junho de 2013. Os dados foram interpretados à luz da Fenomenologia Social de Alfred Schütz.
Resultados: O abuso de substâncias psicoativas é motivado pela influência das pessoas com as quais as mulheres mantêm um relacionamento ou com as quais conviveram. Ainda, as perdas e os conflitos familiares vivenciados também foram como um estopim para o abuso de substâncias psicoativas.
Conclusão: A assistência à saúde das mulheres necessita atender além das demandas, na medida em que deve levar em consideração a história de vida dessas mulheres.
Palavras-chave: Serviços de saúde mental. Transtornos relacionados ao uso de substâncias. Transtornos relacionados ao uso de álcool. Mulheres.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta Revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a Revista. Em virtude da Revista ser de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições própria, em aplicações educacionais e não-comerciais, estando licenciados sob uma Licença Creative Commons tipo (CC) BY-NC.