Hipotermia e banho do recém-nascido nas primeiras horas de vida

Autores

  • Luma Maiara Ruschel
  • Diane Bressan Pedrini
  • Maria Luzia Chollopetz da Cunha

Palavras-chave:

Recém-nascido. Banhos. Hipotermia.

Resumo

Objetivo: analisar a ocorrência de hipotermia em recém-nascidos antes e após o banho nas primeiras horas de vida.
Método: estudo transversal, no qual se verificou a temperatura axilar de recém-nascidos antes do banho, após o banho, 30 minutos após o banho e 60 minutos, no Centro Obstétrico. Na análise estatística utilizou-se os Testes Qui-Quadrado, t de Student e Mann-Whitney, com α = 0,05.
Resultados: Foram incluídos 149 recém-nascidos no estudo, evidenciando-se a prevalência de hipotermia neonatal em 40,3% dos casos, tendo associação com significância estatística (p< 0,001) entre a ocorrência de hipotermia neonatal em todos os momentos de verificação de temperatura axilar. Constatou-se correlação estatística significativa entre as variáveis: temperatura da sala de parto e a verificação da temperatura 60 minutos após o banho (p= 0,032).
Conclusões: Conclui-se que o primeiro banho pode ser adiado para favorecer a adaptação do neonato ao ambiente extrauterino, prevenindo a ocorrência de hipotermia neonatal.
Palavras-chave: Recém-nascido. Banhos. Hipotermia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2018-08-29

Como Citar

1.
Ruschel LM, Pedrini DB, da Cunha MLC. Hipotermia e banho do recém-nascido nas primeiras horas de vida. Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 29º de agosto de 2018 [citado 28º de março de 2024];39. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/86273

Edição

Seção

Artigos Originais