Gestão por competências: preparo do processo avaliativo pelos enfermeiros de uma unidade de internação

Autores

  • Luciana Foppa
  • Clarice Maria Dall’Agnol
  • Guilherme Paim Medeiros

Palavras-chave:

Avaliação em enfermagem. Avaliação de desempenho profissional. Competência profissional.

Resumo

Objetivo: Compreender como ocorre o preparo do processo avaliativo dos técnicos e auxiliares de enfermagem pelos enfermeiros de uma unidade de internação clínica adulto, na perspectiva da gestão por competências.
Método: Estudo descritivo, qualitativo, desenvolvido com 13 enfermeiros de um hospital universitário. Os dados coletados entre maio e junho de 2017, por meio de entrevistas semiestruturadas, foram submetidos à análise de conteúdo temática.
Resultados: Emergiram duas categorias: gestão por competências, um novo modelo de avaliação; e, processo avaliativo, uma trajetória a ser discutida.
Conclusão: O planejamento da avaliação ao longo do ano por meio de reuniões periódicas sobre a temática é importante para o preparo do processo avaliativo. Além disso, o conhecimento prévio dos percalços avaliativos subsidia o enfermeiro na organização da avaliação.
Palavras-chave: Avaliação em enfermagem. Avaliação de desempenho profissional. Competência profissional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2018-08-03

Como Citar

1.
Foppa L, Dall’Agnol CM, Medeiros GP. Gestão por competências: preparo do processo avaliativo pelos enfermeiros de uma unidade de internação. Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 3º de agosto de 2018 [citado 16º de abril de 2024];39. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/85504

Edição

Seção

Artigos Originais