Efetividade da educação a distância no conhecimento de enfermeiros sobre estomias intestinais de eliminação

Autores

  • Delmo de Carvalho Alencar
  • Elaine Maria Leite Rangel Andrade
  • Soraia Assad Nasbine Rabeh
  • Telma Maria Evangelista de Araújo

Palavras-chave:

Estomia. Atenção primária à saúde. Educação a distância. Educação continuada. Enfermagem.

Resumo

Objetivo: Avaliar a efetividade da educação a distância no conhecimento de enfermeiros da atenção primária sobre estomias intestinais de eliminação.
Métodos: Estudo quase-experimental, do tipo antes-depois, realizado com 41 enfermeiros, no período de junho a julho de 2015, por meio de instrumento construído e validado no Brasil. Para comparar os escores de acertos no pré e pós-teste foi utilizado o Teste de Wilcoxon. Foram considerados estatisticamente significantes os resultados dos testes que apresentaram α menor ou igual a 0,05.
Resultados: Na avaliação do conhecimento dos enfermeiros verificou-se que cinco obtiveram acertos superiores a 80% no pré-teste. Após a educação a distância, o número de enfermeiros que obtiveram acertos superiores a 80% aumentou para 32. Houve diferença estatística significativa no conhecimento dos enfermeiros após intervenção educativa (p=0,000), com percentual de melhoria de 96,7% no geral.
Conclusões: A educação a distância pode ser uma metodologia efetiva para educação permanente de enfermeiros.
Palavras-chave: Estomia. Atenção primária à saúde. Educação a distância. Educação
continuada. Enfermagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2018-08-03

Como Citar

1.
Alencar D de C, Andrade EMLR, Rabeh SAN, de Araújo TME. Efetividade da educação a distância no conhecimento de enfermeiros sobre estomias intestinais de eliminação. Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 3º de agosto de 2018 [citado 16º de abril de 2024];39. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/85501

Edição

Seção

Artigos Originais