A reabilitação psicossocial na rede oeste do município de São Paulo: potencialidades e desafios
Palabras clave:
Saúde mental. Serviços de saúde mental. Assistência à saúde mental. Política de saúde. Pesquisa qualitativa. Assistência à saúde.Resumen
Objetivo: Descrever as estratégias de Reabilitação Psicossocial conduzidas na Rede de Atenção Psicossocial da região Oeste do munícipio de São Paulo.
Metodologia: estudo qualitativo descritivo, realizado com 123 profissionais, de setembro de 2015 a julho de 2016. Dados processados pelo software Alceste e analisados a luz da categoria analítica Reabilitação Psicossocial de Benedetto Saraceno e literatura complementar.
Resultados: Emergiram três classes que tratam do potencial e escassez dos serviços residenciais terapêuticos enquanto espaço de retomada da vida cotidiana; importância das atividades culturais para troca de identidades e cuidado para além do âmbito da saúde e; a potencialidade dos projetos de geração de trabalho e renda para retomada do poder contratual.
Conclusão: As estratégias contribuem para construção da subjetividade e retomada da cidadania. Para sustentar a Reabilitação Psicossocial é necessário superar as fragilidades de recursos humanos, físicos e estruturais. Ainda assim, há potencialidade no trabalho colaborativo e de responsabilização das equipes.
Palavras chave: Saúde mental. Serviços de saúde mental. Assistência à saúde mental. Política de saúde. Pesquisa qualitativa. Assistência à saúde.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Direitos Autorais para artigos publicados nesta Revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a Revista. Em virtude da Revista ser de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições própria, em aplicações educacionais e não-comerciais, estando licenciados sob uma Licença Creative Commons tipo (CC) BY-NC.