Concepções de uma equipe de saúde mental sobre interdisciplinaridade

Autores

  • Jacó Fernando Schneider Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Jemina Prestes Souza Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Cintia Nasi Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Marcio Wagner Camatta Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
  • Gicelle Galvan Machineski Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Palavras-chave:

Saúde mental, Serviços de saúde mental, Reforma dos serviços de saúde, Relações interprofissionais

Resumo

O objetivo deste estudo foi compreender as concepções de uma equipe de saúde mental de um Centro de Atenção Psicossocial sobre a interdisciplinaridade. Trata-se de um estudo qualitativo, do tipo descritivo, desenvolvido em um serviço de saúde mental de Porto Alegre. Os participantes do estudo foram oito profissionais (psiquiatra, enfermeiro, nutricionista, psicólogo, assistente social, terapeuta ocupacional, educador físico e auxiliar de enfermagem). Foram incluídos os profissionais da equipe de saúde do serviço e com disponibilidade em participar da pesquisa. Realizaram-se entrevistas semi-estruturadas e as informações foram analisadas pela técnica de análise de conteúdo. A interdisciplinaridade se revelou como um conjunto de profissionais com formações diferentes, agrupando saberes e fazeres específicos, em um espaço de conflito, negociação e apoio entre os profissionais. A constituição da equipe por trabalhadores de diferentes profissões enriquece a prática do atendimento, favorece a inovação da assistência e possibilita o intercâmbio de experiências, saberes e fazeres.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jacó Fernando Schneider, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Enfermeiro. Doutor em Enfermagem. Docente do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Jemina Prestes Souza, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Enfermeira. Graduada em Enfermagem pela Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Cintia Nasi, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Marcio Wagner Camatta, Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Enfermeiro. Doutorando em Enfermagem e bolsista REUNI do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Gicelle Galvan Machineski, Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Enfermeira. Mestre em Letras. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Docente do Curso de Enfermagem da Faculdade Assis Gurgacz.

Downloads

Publicado

2010-01-06

Como Citar

1.
Schneider JF, Souza JP, Nasi C, Camatta MW, Machineski GG. Concepções de uma equipe de saúde mental sobre interdisciplinaridade. Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 6º de janeiro de 2010 [citado 28º de abril de 2025];30(3):397. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/8409

Edição

Seção

Artigos Originais