Evidências científicas sobre os fatores associados à qualidade de vida de pacientes com radiodermatite
Palavras-chave:
Neoplasias. Radiodermatite. Qualidade de vida.Resumo
Objetivo: Analisar na literatura os fatores associados à qualidade de vida de pacientes com radiodermatite.
Método: Revisão integrativa da literatura realizada nas bases de dados MEDLINE, CINAHL, Web of Science e IBECS, entre 2007 e 2016.
Resultados: Foram analisados 14 estudos, que atenderam aos critérios de inclusão estabelecidos, com predomínio de ensaios clínicos randomizados, nível de evidência II 1. Dentre os fatores que comprometeram a qualidade de vida destacaram-se a dor, prurido, alteração da imagem corporal e reações emocionais como sintomas de ansiedade e depressão. A laserterapia, o óleo de emu e a radioterapia modulada por intensidade representaram as intervenções que favoreceram a melhoria da qualidade de vida.
Conclusão: A radiodermatite acarreta prejuízos significativos na qualidade de vida dos pacientes oncológicos, sendo necessárias intervenções multiprofissionais e novos estudos voltados para prevenção e tratamento da lesão.
Palavras-chave: Neoplasias. Radiodermatite. Qualidade de vida.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta Revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a Revista. Em virtude da Revista ser de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições própria, em aplicações educacionais e não-comerciais, estando licenciados sob uma Licença Creative Commons tipo (CC) BY-NC.