Cuidados multiprofissionais para pacientes em delirium em terapia intensiva: revisão integrativa

Autores

  • Thieli Lemos Souza
  • Vivian Rodrigues Fernandes
  • Karina de Oliveira Azzolin

Palavras-chave:

Delírio. Unidades de terapia intensiva. Cuidados críticos. Equipe de assistência ao paciente. Revisão.

Resumo

Objetivo: Descrever os cuidados multiprofissionais para manejo de pacientes críticos em delirium na UTI a partir das evidências encontradas na literatura.

Métodos:Trata-se de uma revisão integrativa realizada no período de 1º de fevereiro a 30 de junho de 2016 através de busca nas bases de dados PubMed, Scopus, Web of Science e CINAHL com os descritores delirium, critical care e intensive care units que finalizou com 17 estudos originais.

Resultados: Foram encontrados um bundle e uma diretriz, duas revisões sistemáticas, evidência 1a e quatro ensaios clínicos, evidência 1b e 2b, os demais estudos de coorte e observacionais. Os cuidados multiprofissionais foram apresentados para melhor entendimento em diagnóstico de delirium, pausa de sedação, mobilização precoce, diretrizes para dor, agitação e delirium, agitação psicomotora, orientação cognitiva, promoção do sono, ambiente e participação da família.

Conclusão: Os cuidados para delirium são abrangentes e pouco específicos, determinando seu aspecto multifatorial.

Palavras-chave: Delírio. Unidades de terapia intensiva. Cuidados críticos. Equipe de assistência ao paciente. Revisão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2018-03-01

Como Citar

1.
Souza TL, Fernandes VR, Azzolin K de O. Cuidados multiprofissionais para pacientes em delirium em terapia intensiva: revisão integrativa. Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 1º de março de 2018 [citado 28º de março de 2024];39. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/80707

Edição

Seção

Artigos de Revisão Integrativa