Retratos da prática interprofissional colaborativa nas equipes da atenção primária à saúde

Autores

  • Giselle Fernanda Previato
  • Vanessa Denardi Antoniassi Baldissera

Palavras-chave:

Relações interprofissionais. Comportamento cooperativo. Pessoal de saúde. Atenção primária à saúde. Pesquisa qualitativa.

Resumo

Objetivo: Analisar a Prática Interprofissional Colaborativa em Saúde na perspectiva de profissionais das equipes em atuação na Atenção Primária à Saúde. Metodologia:  Estudo participativo, qualitativo, exploratório-descritivo, realizado em Unidades Básicas de Saúde de um município do noroeste do Paraná, com 88 profissionais de equipes da Atenção Primária à Saúde. A coleta de dados aconteceu de fevereiro a abril de 2017, por meio da técnica de coleta e análise de dados “Photovoice”. Resultados: Emergiram duas categorias de análise: Um retrato do processo de construção de conceitos da Prática Interprofissional Colaborativa em Saúde; Um retrato das configurações da Prática Interprofissional Colaborativa em Saúde no processo de trabalho entre as equipes da Atenção Primária à Saúde. Considerações finais: Apontou-se que a Prática Interprofissional Colaborativa é um termo novo e pouco explorado na Atenção Primária à Saúde, mas as reflexões das fotos permitiram assimilação, aproximação temática e construção coletiva de saberes balizados pela prática.

Palavras-chave: Relações interprofissionais. Comportamento cooperativo. Pessoal de saúde. Atenção primária à saúde. Pesquisa qualitativa. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2018-01-12

Como Citar

1.
Previato GF, Baldissera VDA. Retratos da prática interprofissional colaborativa nas equipes da atenção primária à saúde. Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 12º de janeiro de 2018 [citado 28º de março de 2024];39. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/79577

Edição

Seção

Artigos Originais