Desvelando os cuidados aos pacientes em processo de morte/morrer e às suas famílias

Autores

  • Roberta Teixeira Prado
  • Josete Luzia Leite
  • Edna Aparecida Barbosa de Castro
  • Laura Johanson da Silva
  • Ítalo Rodolfo Silva

Palavras-chave:

Morte. Atitude frente à morte. Cuidados paliativos na terminalidade da vida. Enfermagem de cuidados paliativos na terminalidade da vida.

Resumo

Objetivo: Compreender, na perspectiva da complexidade, as condições que influenciam as interações dos profissionais de saúde diante da morte e do morrer de pacientes adultos hospitalizados e às suas famílias. Método: Adotou-se como referenciais teórico e metodológico, respectivamente, o Pensamento Complexo e a Grounded Theory. Os dados foram coletados mediante entrevistas semiestruturadas, entre maio de 2015 e janeiro de 2016, com três grupos amostrais: enfermeiros, técnicos de enfermagem e membros da equipe multidisciplinar. A análise dos dados seguiu as etapas de codificação aberta, axial e seletiva. Resultados: A categoria “Desvelando os cuidados aos pacientes em processo de morte/morrer e às suas famílias” e suas respectivas subcategorias apresentam as complexas inter-retro-ações dos profissionais da saúde diante da morte e do morrer de pacientes. Conclusão: As condições causais destacam as múltiplas conexões estabelecidas para o cuidado no processo dialógico da morte/morrer e revelam a complexidade do cuidado ao corpo sem vida.

Palavras-chave: Morte. Atitude frente à morte. Cuidados paliativos na terminalidade da vida. Enfermagem de cuidados paliativos na terminalidade da vida.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2018-01-12

Como Citar

1.
Prado RT, Leite JL, Castro EAB de, Silva LJ da, Silva Ítalo R. Desvelando os cuidados aos pacientes em processo de morte/morrer e às suas famílias. Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 12º de janeiro de 2018 [citado 19º de abril de 2024];39. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/79571

Edição

Seção

Artigos Originais