Classificação de pacientes e dimensionamento de profissionais de enfermagem: contribuições de uma tecnologia de gestão

Autores

  • Lara Vandresen
  • Denise Elvira Pires de Pires
  • Jorge Lorenzetti
  • Selma Regina de Andrade

Palavras-chave:

Administração hospitalar. Administração de Recursos Humanos. Qualidade da assistência à saúde. Enfermagem.

Resumo

Objetivo: Aplicar recursos da tecnologia PRAXIS® para classificação de pacientes e dimensionamento de profissionais de enfermagem em unidade de internação de hospital universitário. Método: Pesquisa Convergente Assistencial seguindo as fases de concepção e instrumentação – definidos tema e objetivo da pesquisa, realização em uma unidade hospitalar de clínica médica envolvendo 633 participantes; perscrutação - classificação dos pacientes durante 30 dias de junho de 2016, seguido de dimensionamento; análise e interpretação dos resultados-elaborada com suporte da teorização de gestão em enfermagem hospitalar. Resultados: Realizadas 633 classificações e encontrados 29,38% pacientes em cuidados mínimos, 35,71% cuidados intermediários, 33,02% alta dependência, 1,42% semi-intensivos e 0,47% cuidados intensivos. Para realização do dimensionamento utilizou-se duas referências; em ambas a equipe disponibilizada mostrou-se deficitária. Conclusão: Classificação de pacientes e dimensionamento de profissionais de enfermagem estão diretamente relacionados, são indispensáveis para gestão em enfermagem e de difícil realização cotidiana. Tecnologias informatizadas são úteis para realização destas atividades.

Palavras-chave: Administração hospitalar. Administração de Recursos Humanos. Qualidade da assistência à saúde. Enfermagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2018-01-12

Como Citar

1.
Vandresen L, Pires DEP de, Lorenzetti J, Andrade SR de. Classificação de pacientes e dimensionamento de profissionais de enfermagem: contribuições de uma tecnologia de gestão. Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 12º de janeiro de 2018 [citado 18º de abril de 2024];39. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/79570

Edição

Seção

Artigos Originais