Organização da atenção domiciliar com o Programa Melhor em Casa

Autores

  • Edna Aparecida Barbosa de Castro
  • Denise Rocha Raimundo Leone
  • Camila Medeiros dos Santos
  • Francisca das Chagas Cunha Gonçalves Neta
  • Jurema Ribeiro Luiz Gonçalves
  • Divanice Contim
  • Kênia Lara Silva

Palavras-chave:

Administração de serviços de saúde. Serviços de assistência domiciliar. Assistência domiciliar.

Resumo

Objetivo: Compreender os modos de organização da Atenção Domiciliar no contexto da atenção à saúde ofertada por municípios que aderiram ao Programa Melhor em Casa, no Estado de Minas Gerais.
Métodos: Estudo multicêntrico com abordagem qualitativa. Dados coletados em 12 municípios mineiros, entre fevereiro de 2014 e julho de 2015, por meio de entrevistas semiestruturadas, com 12 coordenadores de Serviços de Atenção Domiciliar e seis gestores. Utilizou-se a Análise de Conteúdo como método de tratamento dos dados.
Resultados: Obtiveram-se duas categorias de análise: Organização da oferta regulada por demandas político-administrativas, experiências prévias e perfil de saúde local e Modos de organização mediados pelas necessidades dos usuários.
Conclusão: Depreende-se que o sucesso notado nos modos de organização da Atenção Domiciliar decorre da integração entre elementos da gestão e assistenciais. Reforça-se que esta modalidade assistencial substitutiva apresenta potencial para a efetividade dos serviços, redução da fragmentação e resolubilidade das necessidades de saúde.
Palavras-chave: Administração de serviços de saúde. Serviços de assistência domiciliar. Assistência domiciliar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2018-01-11

Como Citar

1.
Castro EAB de, Leone DRR, Santos CM dos, Neta F das CCG, Gonçalves JRL, Contim D, Silva KL. Organização da atenção domiciliar com o Programa Melhor em Casa. Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 11º de janeiro de 2018 [citado 26º de abril de 2025];39. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/79526

Edição

Seção

Artigos Originais