Complicações na gestação em mulheres com idade maior ou igual a 35 anos

Autores

  • Nayara Cristina de Carvalho Alves
  • Kéllida Moreira Alves Feitosa
  • Maria Elisângela Soares Mendes
  • Maria de Fátima Costa Caminha

Palavras-chave:

Complicações na gravidez. Gravidez de alto risco. Idade materna.

Resumo

Objetivo: Verificar a frequência e fatores associados às complicações na gestação e a associação entre as complicações com a prematuridade e o tipo de parto em gestantes com idade maior ou igual a 35 anos.

Métodos: Estudo transversal baseado em registro de prontuário das gestantes cujo internamento ocorreu entre janeiro e julho de 2012; totalizando 430 gestantes. Para identificar possíveis fatores associados às complicações na gestação foi realizada análise univariada utilizando o modelo de regressão de Poisson. O Teste Qui-Quadrado foi utilizado para estudar a associação das complicações com a prematuridade e tipo de parto.

Resultados: As complicações ocorreram em 77,7%. A variável complicações na gestação como sendo explicativa para a prematuridade (p < 0,001) e cesariana (p = 0,002), foram estatisticamente significantes.

Conclusão: A idade mais nova, a ausência do pré-natal e a não ocorrência de morbidade anterior à gestação foram fatores associados às complicações na gestação.

Palavras-chave: Complicações na gravidez. Gravidez de alto risco. Idade materna.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2017-11-28

Como Citar

1.
Alves NC de C, Feitosa KMA, Mendes MES, Caminha M de FC. Complicações na gestação em mulheres com idade maior ou igual a 35 anos. Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 28º de novembro de 2017 [citado 25º de abril de 2025];38(4). Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/78330

Edição

Seção

Artigos Originais