Assistência segura ao paciente no preparo e administração de medicamentos

Autores

  • Eliana Ofelia Llapa-Rodriguez
  • Luciana de Santana Lôbo Silva
  • Max Oliveira Menezes
  • Júlian Katrin Albuquerque De Oliveira
  • Leanne Marie Currie

Palavras-chave:

Segurança do paciente. Cuidados de enfermagem. Erros de medicação.

Resumo

Objetivo: Avaliar a conformidade da assistência e a adesão dos profissionais de enfermagem para administração segura de medicamentos em uma unidade de terapia intensiva de um hospital público de Sergipe, Brasil.

Método: Estudo quantitativo, descritivo, corte transversal realizado por meio de observação direta não participante. Coleta realizada em 2015. Amostra não probabilística, por conveniência, constituída da observação de 557 doses de medicamentos preparados e administrados. Para análise dos dados foi utilizada estatística descritiva.

Resultados: Classificados como assistência segura, os itens via certa (85,7%) e forma certa (100%) e como assistência sofrível os itens paciente certo (33,3%), medicamento certo (66,67%), dose certa (50%), registro certo (33,33%), orientação certa (0%) e hora certa (50%).

Conclusão: A prática avaliada foi classificada segundo o índice de positividade de Carter como assistência sofrível, considerando que seis dos oito itens avaliados alcançaram baixa adesão. As fragilidades encontradas comprometem todo o processo de administração de medicamentos.

Palavras-chave: Segurança do paciente. Cuidados de enfermagem. Erros de medicação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2017-11-28

Como Citar

1.
Llapa-Rodriguez EO, Silva L de SL, Menezes MO, Oliveira JKAD, Currie LM. Assistência segura ao paciente no preparo e administração de medicamentos. Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 28º de novembro de 2017 [citado 25º de abril de 2025];38(4). Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/78329

Edição

Seção

Artigos Originais