Assistência segura ao paciente no preparo e administração de medicamentos
Palavras-chave:
Segurança do paciente. Cuidados de enfermagem. Erros de medicação.Resumo
Objetivo: Avaliar a conformidade da assistência e a adesão dos profissionais de enfermagem para administração segura de medicamentos em uma unidade de terapia intensiva de um hospital público de Sergipe, Brasil.
Método: Estudo quantitativo, descritivo, corte transversal realizado por meio de observação direta não participante. Coleta realizada em 2015. Amostra não probabilística, por conveniência, constituída da observação de 557 doses de medicamentos preparados e administrados. Para análise dos dados foi utilizada estatística descritiva.
Resultados: Classificados como assistência segura, os itens via certa (85,7%) e forma certa (100%) e como assistência sofrível os itens paciente certo (33,3%), medicamento certo (66,67%), dose certa (50%), registro certo (33,33%), orientação certa (0%) e hora certa (50%).
Conclusão: A prática avaliada foi classificada segundo o índice de positividade de Carter como assistência sofrível, considerando que seis dos oito itens avaliados alcançaram baixa adesão. As fragilidades encontradas comprometem todo o processo de administração de medicamentos.
Palavras-chave: Segurança do paciente. Cuidados de enfermagem. Erros de medicação.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta Revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a Revista. Em virtude da Revista ser de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições própria, em aplicações educacionais e não-comerciais, estando licenciados sob uma Licença Creative Commons tipo (CC) BY-NC.