Significados a respeito da prevenção ao HIV/aids e da sexualidade para jovens católicos

Autores

  • Pablo Luiz Santos Couto
  • Mirian Santos Paiva
  • Antônio Marcos Tosoli Gomes
  • Elionara Teixeira Boa Sorte
  • Larissa Silva de Abreu Rodrigues
  • Edmeia de Almeida Coelho

Palavras-chave:

Religião e sexo. Sexualidade. HIV. Enfermagem.

Resumo

Objetivo: Analisar as representações sociais de jovens católicos/as sobre a prevenção ao HIV/aids e a sexualidade.

Método: Estudo misto, aportado na teoria das representações sociais, realizado em 2015 com oitenta e quatro jovens católicos participantes do grupo da Jornada Mundial da Juventude do Facebook. Os dados foram coletados através da técnica de associação livre de palavras e entrevista em profundidade. Para análise das informações foram usados os softwares Tri-Deux-Mots e Alceste.

Resultados: A sexualidade é processada no campo representacional dos/as jovens associada à prática sexual. Por sua vez a prevenção ao HIV, fenômeno representado como intrínseco à sexualidade, ocorre com o uso de preservativos ou com a fidelidade dentro do matrimônio.

Conclusão: Jovens católicos representam a prevenção ao HIV/AIDS como fenômeno transversal a sexualidade, cujas práticas sexuais estão ancoradas tanto nos discursos hegemônicos quanto nos progressistas.

Palavras-chave: Religião e sexo. Sexualidade. HIV. Enfermagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2017-11-28

Como Citar

1.
Couto PLS, Paiva MS, Gomes AMT, Boa Sorte ET, Rodrigues LS de A, Coelho E de A. Significados a respeito da prevenção ao HIV/aids e da sexualidade para jovens católicos. Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 28º de novembro de 2017 [citado 25º de abril de 2025];38(4). Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/78324

Edição

Seção

Artigos Originais