Significados a respeito da prevenção ao HIV/aids e da sexualidade para jovens católicos
Palavras-chave:
Religião e sexo. Sexualidade. HIV. Enfermagem.Resumo
Objetivo: Analisar as representações sociais de jovens católicos/as sobre a prevenção ao HIV/aids e a sexualidade.
Método: Estudo misto, aportado na teoria das representações sociais, realizado em 2015 com oitenta e quatro jovens católicos participantes do grupo da Jornada Mundial da Juventude do Facebook. Os dados foram coletados através da técnica de associação livre de palavras e entrevista em profundidade. Para análise das informações foram usados os softwares Tri-Deux-Mots e Alceste.
Resultados: A sexualidade é processada no campo representacional dos/as jovens associada à prática sexual. Por sua vez a prevenção ao HIV, fenômeno representado como intrínseco à sexualidade, ocorre com o uso de preservativos ou com a fidelidade dentro do matrimônio.
Conclusão: Jovens católicos representam a prevenção ao HIV/AIDS como fenômeno transversal a sexualidade, cujas práticas sexuais estão ancoradas tanto nos discursos hegemônicos quanto nos progressistas.
Palavras-chave: Religião e sexo. Sexualidade. HIV. Enfermagem.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta Revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a Revista. Em virtude da Revista ser de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições própria, em aplicações educacionais e não-comerciais, estando licenciados sob uma Licença Creative Commons tipo (CC) BY-NC.