Fortalecendo o protagonismo da Comissão de Integração Ensino-Serviço para a educação permanente em saúde
Palavras-chave:
Educação continuada. Pesquisa em enfermagem. Serviços de integração docente-assistencial. Educação superior.Resumo
Objetivo: Conhecer a atuação de universidades junto à Comissão Permanente de Integração Ensino-Serviço da Região Oeste de Santa Catarina, com vistas a fortalecer seu protagonismo no desenvolvimento de iniciativas de educação permanente em saúde.
Metodologia: Pesquisa Convergente Assistencial desenvolvida no primeiro semestre de 2014, envolvendo entrevistas com professores universitários, oficinas com a Câmara Técnica da Comissão de Integração Ensino-Serviço e participação em encontro com representantes da Região.
Resultados: Foram identificadas três categorias relativas ao papel das universidades no desenvolvimento das ações de educação em saúde, bem como ao papel da Comissão de Integração Ensino-Serviço como espaço favorável à articulação dessas instituições. Considerações finais: As universidades assumem papel fundamental no desenvolvimento de ações de educação permanente em saúde, considerando a realidade do território e dos serviços, bem como demandas e potenciais dos atores envolvidos, o que favorece a articulação ensino-serviço na Região.
Palavras-chave: Educação continuada. Pesquisa em enfermagem. Serviços de integração docente-assistencial. Educação superior.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta Revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a Revista. Em virtude da Revista ser de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições própria, em aplicações educacionais e não-comerciais, estando licenciados sob uma Licença Creative Commons tipo (CC) BY-NC.