Pré-natal: preparo para o parto na atenção primária à saúde no sul do Brasil

Autores

  • Mariana Faria Gonçalves
  • Érica Mairene Bocate Teixeira
  • Márcia Aparecida dos Santos Silva
  • Nathalia Maciel Corsi
  • Rosângela Aparecida Pimenta Ferrari
  • Sandra Marisa Pelloso
  • Alexandrina Aparecida Maciel Cardelli

Palavras-chave:

Cuidado pré-natal. Parto. Educação em saúde. Enfermagem obstétrica.

Resumo

Objetivo: Avaliar a relação entre assistência pré-natal e orientações para o parto na Atenção Primária à Saúde.

Métodos: Estudo transversal com 358 puérperas de maternidade pública do sul do Brasil. Coleta de dados realizada de julho a outubro de 2013, com transcrição de dados do cartão de pré-natal e entrevista estruturada. Dados analizados pelo Teste Qui-quadrado (p≤0,05). Resultados: O pré-natal teve alta cobertura (85,5%) e início precoce em 71,8% das mulheres, porém 52% destas não receberam orientação para o parto. Houve associação estatística entre o recebimento de orientação para o parto e menor número de consultas (p=0,028), maior intervalo entre a última consulta pré-natal e o parto (p=0,002) e classificação do cuidado pré-natal como intermediário e inadequado (p=0,024).

Conclusões: Apesar da oferta ideal do número de consultas, a qualidade do cuidado foi classificada como intermediária ou inadequada e evidenciou-se acesso precário a orientações para o parto durante o pré-natal.

Palavras-chave: Cuidado pré-natal. Parto. Educação em saúde. Enfermagem obstétrica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2017-11-16

Como Citar

1.
Gonçalves MF, Teixeira Érica MB, Silva MA dos S, Corsi NM, Ferrari RAP, Pelloso SM, Cardelli AAM. Pré-natal: preparo para o parto na atenção primária à saúde no sul do Brasil. Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 16º de novembro de 2017 [citado 18º de abril de 2024];38(3). Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/78044

Edição

Seção

Artigos Originais