Uma sociopoética do autocuidado: comportamento de estudantes de enfermagem visando à promoção da saúde

Autores

  • Euzeli da Silva Brandão Universidade Federal Fluminense / UFF
  • Iraci dos Santos Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Ana Carla Dantas Cavalcanti Universidade Federal Fluminense
  • Rosimere Ferreira Santana Universidade Federal Fluminense
  • Gisella de Carvalho Queluci Universidade Federal Fluminense
  • Suely Lopes de Azevedo Universidade Federal Fluminense

Palavras-chave:

Enfermagem. Autocuidado. Estudantes de Enfermagem

Resumo

Partindo do princípio de que acadêmicos de enfermagem são futuros profissionais do cuidado, este estudo teve como objetivos analisar a compreensão dos mesmos sobre o autocuidado, e Identificar  os cuidados que eles têm e os que gostariam de ter com seu  próprio corpo. Para estimular a participação efetiva dos 11 sujeitos, inspirou-se no método sociopoético, formando um grupo-pesquisador. A partir do olhar sobre o cuidar de si, propiciado pela Dinâmica do Corpo como Território Mínimo, os graduandos de enfermagem revelaram as categorias analíticas “A consciência do auto (des)cuidado”; “O desejo de cuidar dos corpos físico, mental e espiritual”, que no estudo classificatório denominou-se: Descuidando-se x  Desejando cuidar de si. Conclui-se que é essencial abordar a temática do autocuidado não somente com o profissional enfermeiro, mas também com acadêmicos de enfermagem, tendo em vista que lhes é,  fundamental o compromisso com sua saúde para o bem estar e qualidade de vida.

Descritores: Enfermagem. Autocuidado. Estudantes de Enfermagem 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Euzeli da Silva Brandão, Universidade Federal Fluminense / UFF

Professora Assistente do Departamento de Fundamentos de Enfermagem e Administração da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa / UFF

Iraci dos Santos, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Professora do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Brasil. Doutora em Enfermagem

Ana Carla Dantas Cavalcanti, Universidade Federal Fluminense

Professora Adjunta do Departamento de Fundamentos de Enfermagem e Administração da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa da Universidade Federal Fluminense, Niterói, Rio de Janeiro, Brasil.

Rosimere Ferreira Santana, Universidade Federal Fluminense

Professora Adjunta do Departamento de Enfermagem Médico-Cirúrgico da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa da Universidade Federal Fluminense, Niterói, Rio de Janeiro, Brasil.

Gisella de Carvalho Queluci, Universidade Federal Fluminense

Professora Assistente do Departamento de Fundamentos de Enfermagem e Administração da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa da Universidade Federal Fluminense, Niterói, Rio de Janeiro, Brasil.

Suely Lopes de Azevedo, Universidade Federal Fluminense

Professora Assistente do Departamento de Fundamentos de Enfermagem e Administração da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa da Universidade Federal Fluminense, Niterói, Rio de Janeiro, Brasil.

 

Downloads

Publicado

2009-11-10

Como Citar

1.
Brandão E da S, dos Santos I, Cavalcanti ACD, Santana RF, Queluci G de C, de Azevedo SL. Uma sociopoética do autocuidado: comportamento de estudantes de enfermagem visando à promoção da saúde. Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 10º de novembro de 2009 [citado 25º de abril de 2025];30(2):280. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/7653

Edição

Seção

Artigos Originais