Construção do saber sobre resíduos sólidos de serviços de saúde na formação em saúde

Autores

  • Luciara Bilhalva Corrêa
  • Valéria Lerch Lunardi
  • Silvana Sidney Costa Santos

Palavras-chave:

Educação superior, Resíduos sólidos, Instituições de saúde, Conhecimento, Inter-relação.

Resumo

É inquestionável a necessidade de implantar políticas de gerenciamento dos resíduos sólidos de serviços de saúde (RSSS) nos diversos estabelecimentos de saúde, considerando os riscos à saúde pública e a degradação ambiental. Buscando-se conhecer como vem ocorrendo a construção do saber sobre RSSS no processo de formação em saúde foram colhidos dados por meio de entrevista semi-estruturada junto aos estudantes, docentes e coordenadores de quatro cursos da área da Saúde (Enfermagem e Obstetrícia, Odontologia, Medicina Veterinária e Medicina) de uma Instituição Federal de Ensino Superior (IFES) localizada na região Sul do país. A análise de conteúdo e documental, a partir de idéias da Teoria da Complexidade, demonstrou a necessidade de uma reforma no ensino, a fim de incluir nos projetos pedagógicos dos cursos novas compreensões, como de integralidade, articulação, diálogo, problematização, para preparar os futuros profissionais com responsabilidade e comprometimento na construção do saber resíduos sólidos.

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Como Citar

1.
Corrêa LB, Lunardi VL, Santos SSC. Construção do saber sobre resíduos sólidos de serviços de saúde na formação em saúde. Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 19º de fevereiro de 2009 [citado 28º de março de 2024];29(4):557. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/7626

Edição

Seção

Artigos Originais