Avaliação de serviços hospitalares na perspectiva dos profissionais de saúde

Autores/as

  • Joel Lima Júnior
  • Eulália Maria Chaves Maia
  • João Carlos Alchieri

Palabras clave:

Avaliação em saúde, Qualidade da assistência à saúde, Sistema Único de Saúde.

Resumen

O presente estudo teve como objetivo verificar como os profissionais de saúde avaliam os serviços hospitalares oferecidos pelas instituições onde atuam, bem como identificar o núcleo central e os elementos periféricos das representações sociais elaboradas pelos profissionais acerca destas instituições. Foram analisados 153 questionários, aplicados em dois hospitais (estadual e filantrópico) da região metropolitana de Natal, Rio Grande do Norte. Na avaliação dos serviços, verificaram-se as maiores médias no hospital filantrópico, a exemplo, Qualidade do atendimento ao usuário. No hospital estadual, verificou-se a menor média no item “Respeito à privacidade do paciente”. Observou-se como núcleo central as categorias “Superlotação” e “Atendimento humanizado” no hospital estadual e filantrópico, respectivamente, e como elementos periféricos “Baixos salários” e “Superlotação”. Percebeu-se a complexidade da tarefa de avaliar e a importância da avaliação se tornar parte integrante da cultura da organização, uma vez que esta norteará os passos em direção à melhor qualidade na assistência hospitalar.

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Cómo citar

1.
Júnior JL, Maia EMC, Alchieri JC. Avaliação de serviços hospitalares na perspectiva dos profissionais de saúde. Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 19 de febrero de 2009 [citado 27 de abril de 2025];29(4):528. Disponible en: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/7622

Número

Sección

Artigos Originais