Complicações do acesso vascular em pacientes submetidos a procedimentos percutâneos em hemodinâmica: revisão de escopo

Autores

  • Rejane Reich Hospital de Clínicas de Porto Alegre
  • Eneida Rejane Rabelo-Silva Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Simone Marques dos Santos Hospital de Clínicas de Porto Alegre
  • Miriam de Abreu Almeida Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Palavras-chave:

Procedimentos endovasculares. Hematoma. Hemorragia. Assistência ao paciente.

Resumo

Objetivo: Mapear a produção de conhecimento acerca das complicações do acesso vascular em pacientes submetidos a procedimentos percutâneos em Laboratório de Hemodinâmica. Métodos: Estudo do tipo revisão de escopo. Elaborou-se  estratégia de busca em três etapas, considerando o período entre julho de 2005 e 2015, nas bases de dados PubMed, CINAHL, Scopus e LILACS. Os dados extraídos foram analisados e sintetizados de forma narrativa.

Resultados: Foram incluídas 128 publicações que permitiram mapear os contextos de estudo das complicações, a ocorrência de acordo com as vias, bem como a compreensão do diagnóstico e manejo clínico. Como síntese da análise identificou-se três categorias temáticas: Complicações; Fatores preditores; e Diagnóstico/tratamento.

Conclusão:  As complicações no local do acesso vascular são de ocorrência variável conforme a via de acesso utilizada. O conhecimento dos fatores que permeiam a ocorrência destes eventos podem auxiliar no reconhecimento precoce, planejamento e monitorização dos cuidados implementados.

Palavras-chave: Procedimentos endovasculares. Hematoma. Hemorragia. Assistência ao paciente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2017-11-28

Como Citar

1.
Reich R, Rabelo-Silva ER, Marques dos Santos S, de Abreu Almeida M. Complicações do acesso vascular em pacientes submetidos a procedimentos percutâneos em hemodinâmica: revisão de escopo. Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 28º de novembro de 2017 [citado 25º de abril de 2025];38(4). Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/68716

Edição

Seção

Artigos de Revisão Integrativa