Filosofia e marco conceitual: estruturando coletivamente a sistematização da assistência de enfermagem

Autores

  • Eudinéia Luz Schmitz Hospital Regional de São José Dr Homero de Miranda Gomes
  • Susian Cássia Liz Luz
  • Francine Lima Gelbcke Universidade Federal de Santa Catarina
  • Mario Ségio Bruggmann Instituto de Psiquiatria de Santa Catarina

Palavras-chave:

Filosofia em Enfermagem, Processos de Enfermagem, Educação em Enfermagem, Teoria de Enfermagem, Formação de Conceito, Modelos Teóricos

Resumo

Objetivo: Construir, com os enfermeiros, a Filosofia de Enfermagem e o Marco Conceitual que servirão como suporte para a implantação da Sistematização da Assistência de Enfermagem em um hospital do Sul do Brasil.
Métodos: Pesquisa Convergente Assistencial. A coleta de dados ocorreu de julho a outubro de 2014, através de duas oficinas e quatro encontros, com 42 enfermeiros. Foram criados a filosofia de enfermagem, o marco conceitual e foi feita a escolha da teórica. Para análise de dados foi utilizada a proposta de Morse e Field.
Resultados: A filosofia envolve as crenças de: equipe de enfermagem; trabalho em equipe; cuidado holístico; excelência no atendimento; liderança/coordenação; equipe interdisciplinar, comprometimento. O marco conceitual traz os conceitos de: ser humano; enfermagem; assistência de enfermagem, cuidado seguro. A teórica definida foi Wanda de Aguiar Horta.
Conclusões: Trouxe como contribuição a construção da filosofia de enfermagem e do marco conceitual da instituição e a definição da teoria de enfermagem.
Palavras-chave: Filosofia em enfermagem. Processos de enfermagem. Educação em enfermagem. Teoria de enfermagem. Formação de conceito. Modelos teóricos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eudinéia Luz Schmitz, Hospital Regional de São José Dr Homero de Miranda Gomes

Metre em enfermagem em gestão do cuidado, Enfermeira da emergência geral do Hospital Regional de São José.

Mario Ségio Bruggmann, Instituto de Psiquiatria de Santa Catarina

Metre em enfermagem em gestão do cuidado, Enfermeiro do Instituto de Psiquiatria de Santa Catarina .

Publicado

2017-03-09

Como Citar

1.
Schmitz EL, Luz SCL, Gelbcke FL, Bruggmann MS. Filosofia e marco conceitual: estruturando coletivamente a sistematização da assistência de enfermagem. Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 9º de março de 2017 [citado 29º de março de 2024];37. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/68435