Validação de um histórico de enfermagem para unidade de terapia intensiva pediátrica
Palavras-chave:
Unidades de terapia intensiva pediátrica. Coleta de dados. Processos de enfermagem. Estudos de validação.Resumo
Objetivo: Validar o Histórico de Enfermagem para uma unidade de terapia intensiva pediátrica quanto à aparência e conteúdo.
Métodos: Estudo metodológico para validação de histórico de enfermagem para hospital de ensino na região noroeste do Paraná. O instrumento, construído em etapa anterior, foi elaborado com informações obtidas em revisão de literatura pertinente e elementos empíricos apontados por enfermeiros que vivenciam essas unidades. A versão provisória foi submetida a um painel de juízes (março-novembro/2014), cuja expertise contribuiu para avaliação de
aparência e conteúdo (análise, readequação, refinamento, finalização).
Resultados: O critério Pertinência de Conteúdo, relativo aos tópicos do instrumento, atingiu os maiores níveis de concordância entre os juízes (78-100%). Os tópicos que não atingiram a concordância pré-definida foram substituídos, excluídos ou reformulados. O instrumento reestruturado foi reavaliado pelos juízes, obtendo concordância satisfatória em todos os critérios (78-100%).
Conclusões: A versão definitiva foi validada quanto à aparência e conteúdo, podendo ser utilizada.
Palavras-chave: Enfermagem. Unidades de terapia intensiva pediátrica. Coleta de dados. Processos de enfermagem. Estudos de validação.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta Revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a Revista. Em virtude da Revista ser de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições própria, em aplicações educacionais e não-comerciais, estando licenciados sob uma Licença Creative Commons tipo (CC) BY-NC.