Influência das reformas curriculares no ensino de saúde mental em enfermagem: 1969 a 2014
Palabras clave:
Currículo. Enfermagem psiquiátrica. Saúde mental. Educação em enfermagem. Ensino. Educação superior.Resumen
Objetivo: Analisar a influência das mudanças curriculares no ensino da saúde mental em enfermagem na Universidade Federal de Santa Catarina.
Método: Pesquisa qualitativa, do tipo exploratório descritivo. Os dados foram coletados em portarias oficiais, nos Projetos Pedagógicos do Curso de Enfermagem e nos Planos de Ensino do período de 1969 a 2014. A coleta se deu entre os meses de março a dezembro de 2015. Os dados foram organizados em planilha eletrônica e analisados segundo a técnica de análise documental.
Resultados: Evidenciaram-se tendências de mudança curricular após as Reformas Curriculares e
Psiquiátricas. As mudanças mais significativas ocorreram a partir de 2004 com as Diretrizes Curriculares Nacionais e a Lei n. 10.2016.
Conclusão: Identificou-se que as mudanças curriculares surgiram a partir de políticas indutoras e externas à instituição de ensino. As influências se deram na alteração de códigos, ementa e objetivos de disciplina, integração destas, cenários de prática, entre outros.
Palavras-chave: Currículo. Enfermagem psiquiátrica. Saúde mental. Educação em enfermagem. Ensino. Educação superior.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Direitos Autorais para artigos publicados nesta Revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a Revista. Em virtude da Revista ser de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições própria, em aplicações educacionais e não-comerciais, estando licenciados sob uma Licença Creative Commons tipo (CC) BY-NC.