Influência das reformas curriculares no ensino de saúde mental em enfermagem: 1969 a 2014

Autores

  • Jeferson Rodrigues Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
  • Silvana Silveira Kempfer UFSC
  • Julia Rodrigues Lenz
  • Saionara Nunes Oliveira ufsc

Palavras-chave:

Currículo. Enfermagem psiquiátrica. Saúde mental. Educação em enfermagem. Ensino. Educação superior.

Resumo

Objetivo: Analisar a influência das mudanças curriculares no ensino da saúde mental em enfermagem na Universidade Federal de Santa Catarina.
Método: Pesquisa qualitativa, do tipo exploratório descritivo. Os dados foram coletados em portarias oficiais, nos Projetos Pedagógicos do Curso de Enfermagem e nos Planos de Ensino do período de 1969 a 2014. A coleta se deu entre os meses de março a dezembro de 2015. Os dados foram organizados em planilha eletrônica e analisados segundo a técnica de análise documental.
Resultados: Evidenciaram-se tendências de mudança curricular após as Reformas Curriculares e
Psiquiátricas. As mudanças mais significativas ocorreram a partir de 2004 com as Diretrizes Curriculares Nacionais e a Lei n. 10.2016.
Conclusão: Identificou-se que as mudanças curriculares surgiram a partir de políticas indutoras e externas à instituição de ensino. As influências se deram na alteração de códigos, ementa e objetivos de disciplina, integração destas, cenários de prática, entre outros.
Palavras-chave: Currículo. Enfermagem psiquiátrica. Saúde mental. Educação em enfermagem. Ensino. Educação superior.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2017-11-16

Como Citar

1.
Rodrigues J, Kempfer SS, Lenz JR, Oliveira SN. Influência das reformas curriculares no ensino de saúde mental em enfermagem: 1969 a 2014. Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 16º de novembro de 2017 [citado 28º de março de 2024];38(3). Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/67850

Edição

Seção

Artigos Originais