A desospitalização em um hospital público geral de Minas Gerais: desafios e possibilidades
Palavras-chave:
Desinstitucionalização. Serviços de assistência domiciliar. Continuidade da assistência ao paciente.Resumo
Objetivo: Analisar o processo de desospitalização em um hospital público geral de Minas Gerais na perspectiva dos diretores, dos profissionais de saúde e dos familiares.
Método: Estudo descritivo e exploratório, utilizando a abordagem qualitativa, com orientação teórico-metodológica da dialética. Participaram do estudo 24 profissionais de saúde e 15 familiares de usuários em processo de desospitalização. A coleta de dados ocorreu entre os meses de abril a junho em 2015, com entrevistas semiestruturadas e registros em diário de campo. Os dados foram submetidos à análise de conteúdo temática.
Resultados: A análise do material empírico permitu a construção das categorias: Desospitalização: perspectiva da instituição e Organização da família para o processo de desospitalização.
Conclusão: Existem fragilidades no processo que envolve questões de implementação, sistematização, reorganização interna e continuidade após a desospitalização. Assim, as estratégias utilizadas para a desospitalização têm sido insuficientes para favorecer a integralidade e a continuidade do cuidado no domicílio.
Palavras-chave: Desinstitucionalização. Serviços de assistência domiciliar. Continuidade da assistência ao paciente.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta Revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a Revista. Em virtude da Revista ser de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições própria, em aplicações educacionais e não-comerciais, estando licenciados sob uma Licença Creative Commons tipo (CC) BY-NC.