O ethos e o pathos na sala de parto

Autores

  • Virgínia Junqueira Oliveira Universidade Federal de São João Del Rei
  • Claudia Maria de Mattos Penna

Palavras-chave:

Assistência ao parto, Saúde da mulher, Enfermagem Obstétrica, Pesquisa Qualitativa

Resumo

Objetivo: Compreender o ethos e o pathos presentes nos discursos de mulheres parturientes e profissionais de saúde no contexto da sala de parto.
Método: Pesquisa qualitativa do tipo interpretativa. Utilizou-se o método da Análise do Discurso. Participaram das entrevistas 36 mulheres e 24 profissionais de saúde de maternidades do interior de Minas Gerais.
Resultados: Os discursos sinalizam a concepção que as mulheres têm do parto, centrada no olhar do outro e nas suas representações; as dificuldades das enfermeiras para operacionalizar o cuidado e construir uma imagem profissional autônoma. O discurso médico enfatiza a especialidade, a capacidade de intervir em situações de risco e as mudanças no status da profissão.
Conclusões: A construção do ethos de médicos e enfermeiros é fundamental para o delineamento de campos de saberes mais flexíveis e parauma atuação profissional condizente com os seus papéis e comprometida com os preceitos éticos e legais do cuidado obstétrico.
Palavras-chave: Tocologia. Saúde da mulher. Discursos. Pesquisa qualitativa. Pessoal de saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Virgínia Junqueira Oliveira, Universidade Federal de São João Del Rei

Sou doutoranda na pós-graduação da Universidade Federal de Minas Gerais

Professora no curso de Gruaduação em enfermagem na UFSJ Campus da saúde Divinópolis MG

Grupo de atuação docente da saúde da mulher

Publicado

2017-06-16

Como Citar

1.
Oliveira VJ, Penna CM de M. O ethos e o pathos na sala de parto. Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 16º de junho de 2017 [citado 29º de março de 2024];38(2). Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/67761

Edição

Seção

Artigos Originais