Existir de crianças com aids em casa de apoio: compreensões à luz da enfermagem humanística
Palavras-chave:
Enfermagem pediátrica, Criança institucionalizada, Síndrome de imunodeficiência adquirida, Teoria de enfermagem.Resumo
O artigo compreende o existir de crianças com aids em Casa de Apoio, sob o olhar da Teoria de Enfermagem Humanística. A pesquisa é de cunho qualitativo, com abordagem existencial-fenomenológico-humanística, na Nursology de Paterson e Zderad. No cenário, uma Casa de Apoio a crianças com HIV/aids, no Rio Grande do Sul, coletaramse as informações mediante entrevista fenomenológica cujo público-alvo foram três crianças portadoras de aids. Apresenta-se um recorte das interpretações das informações produzidas pela pesquisa, abordando duas unidades de significação. Os resultados permitem compreender o brincar como um modo de a criança estar-melhor no ambiente da Casa de Apoio, pois ela se percebe no mundo com os outros. Também conferem visibilidade às crianças com aids em Casa de Apoio. Sinaliza-se a importância da inclusão da temática na formação acadêmica, na sensibilização de profissionais de saúde para o cuidado humanístico e de gestores para desenvolver políticas públicas especificas a esse segmento.Downloads
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Como Citar
1.
Freitas Medeiros HM, Corso Da Motta MDG. Existir de crianças com aids em casa de apoio: compreensões à luz da enfermagem humanística. Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 13º de novembro de 2008 [citado 26º de abril de 2025];29(3):400. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/6761
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Artigos Originais
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