A vida no Facebook: o cuidado de si de transplantados renais

Autores

  • Camila Castro Roso UFRGS
  • Maria Henriqueta Luce Kruse UFRGS

Palavras-chave:

Transplante Renal, Cultura, Internet, Enfermagem

Resumo

Objetivo: Analisar as estratégias de cuidado de si de transplantados renais.
Métodos: Pesquisa qualitativa, inspirada na vertente pós-estruturalista. O material empírico foi composto pelas postagens de um grupo de Transplantados Renais do Facebook, coletados de fevereiro a maio de 2016, totalizando 53 postagens, de 35 participantes. Os dados da pesquisa foram analisados sob a perspectiva da análise cultural, utilizando teorizações foucaultianas.
Resultados: O cuidado de si de transplantados renais pode ser identificado por meio da preocupação consigo e com os outros, dos hábitos e estilos de vida, das restrições e limitações que a doença impõe, como ensinamentos, modos de viver e estilos de vida após o procedimento.
Conclusões: Essa experiência faz com que as pessoas que se submeteram ao transplante renal reflitam sobre o modo de vida que seguem. O grupo também estimula a adesão ao tratamento.
Palavras-chave: Transplante renal. Cultura. Internet. Enfermagem. Autocuidado. Cooperação do paciente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Camila Castro Roso, UFRGS

Enfermeira. Doutora em Enfermagem pelo Programa de Pós Graduação em Enfermagem da UFRGS.

Maria Henriqueta Luce Kruse, UFRGS

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Docente do Programa de Pós Graduação em Enfermagem da UFRGS.

Publicado

2017-06-16

Como Citar

1.
Roso CC, Kruse MHL. A vida no Facebook: o cuidado de si de transplantados renais. Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 16º de junho de 2017 [citado 31º de agosto de 2026];38(2). Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/67430

Edição

Seção

Artigos Originais