Avaliação de orientações geradas por sistema computacional a acompanhantes de pacientes pediátricos submetidos à quimioterapia

Authors

Keywords:

Avaliação, Enfermagem pediátrica, Quimioterapia, Sistemas de apoio a decisões clínicas

Abstract

Objetivo: Comparar as orientações geradas com o auxílio do Sistema de Apoio à Decisão Clínica – Cuidados em Oncologia e Saúde com Quimioterápicos com as orientações não auxiliadas por tecnologia, destinadas aos acompanhantes de crianças em tratamento quimioterápico.
Métodos: Pesquisa descritiva, avaliativa, de abordagem quantitativa, realizada na pediatria de um hospital em Curitiba-PR, entre dezembro de 2015 e janeiro de 2016. A amostra foi composta por 58 participantes, divididos em dois grupos: Grupo 1, não apoiado pelo software, e Grupo 2, apoiado pelo software. Na análise dos dados, utilizou-se o teste não paramétrico de Mann-Whitney.
Resultados: Houve significância estatística nas orientações (p <0,05), prevalecendo maior média de concordância com o auxílio do software no Grupo 2, quando comparada ao Grupo 1.
Conclusões: Evidenciou-se que as orientações geradas com o auxílio do software consistem em uma forma de apoiar qualitativamente os enfermeiros na geração de orientações.
Palavras-chave: Avaliação. Enfermagem pediátrica. Quimioterapia. Sistemas de apoio a decisões clínicas.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Vagner José Lopes, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Graduado em ENFERMAGEM pela Universidade Paranaense (2009), Especialista em ENFERMAGEM ONCOLÓGICA CLÍNICA E CIRÚRGICA pelo CEPEP Hospital Erasto Gaertner (2011), Mestrando em TECNOLOGIA e SAÚDE pela Pontífica Universidade Católica do Paraná(2014). Participa do Grupo de Sistemas Classificatórios para as Práticas de Enfermagem e Ontologias pela Puc-PR. Atualmente é Membro do Comitê de Ética em Pesquisa da Liga Paranaense de Combate ao Câncer e Enfermeiro na UTI Pediátrica do Hospital Erasto Gaertner. Experiência na área de Enfermagem com ênfase em Oncopediatria Intensiva e nas seguintes temáticas: Atendimento Pré-Hospitalar e Suporte em Emergências Médicas no Trauma Adulto e Infantil , administração e gestão hospitalar. Proatividade, boa relação Interpessoal, liderança, dinamismo e proeficiência.

Marcos Augusto Hochuli Shmeil, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Possui graduação em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1987), graduação em Ciências pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1990), graduação em Administração de Empresas pela Faculdade de Administração e Economia (1979) e doutorado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores pela Universidade do Porto (1999). Atualmente é professor titular da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Sistemas Multiagente, atuando principalmente nos seguintes temas: saúde, ontologias, aprendizado de máquina e negociação automática.

Published

2017-04-07

How to Cite

1.
Lopes VJ, Hochuli Shmeil MA. Avaliação de orientações geradas por sistema computacional a acompanhantes de pacientes pediátricos submetidos à quimioterapia. Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 2017 Apr. 7 [cited 2025 Jul. 1];37. Available from: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/67407