Interrupções e seus efeitos sobre a dinâmica de trabalho do enfermeiro

Autores

  • Renata Longhi Sassaki Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto(FAMERP)
  • Márcia Galan Perroca Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto(FAMERP)

Palavras-chave:

Fluxo de Trabalho, Gerenciamento do Tempo, Recursos Humanos de Enfermagem no Hospital, Processos de Enfermagem

Resumo

Objetivos: Investigar a percepção de enfermeiros sobre as interrupções durante a dinâmica de trabalho e suas implicações no ambiente de prática profissional.
Métodos: Pesquisa survey conduzida junto a 133 enfermeiros de um hospital de ensino no interior do Estado de São Paulo nos meses de outubro de 2015 a março de 2016, mediante utilização de um questionário autoadministrado. Empregou-se os testes Qui-quadrado e Fisher para análise estatística.
Resultados: A maioria dos enfermeiros relatou interrupções constantes e recorrentes durante atividades de trabalho. Os processos interruptivos são mais frequentes durante o processo de documentação (n=118; 91,5%) e orientação ao paciente/família (n=58; 45%). São ocasionados por toque de telefone (n=114; 87%) e resolução de problemas na unidade (n=107; 81,7%).
Conclusões: No parecer dos enfermeiros, os processos interruptivos repercutem sobre a dinâmica de trabalho, o processo de cuidar e a segurança dos pacientes.
Palavras-chave: Fluxo de trabalho. Gerenciamento do tempo. Recursos humanos de enfermagem. Processos de enfermagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renata Longhi Sassaki, Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto(FAMERP)

Estudo contemplado com Bolsa de Iniciação Científica da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (FAMERP). Acadêmica do Curso de Graduação em Enfermagem da FAMERP.

Márcia Galan Perroca, Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto(FAMERP)

Docente do Departamento de Enfermagem Especializada da FAMERP.

Publicado

2017-06-29

Como Citar

1.
Sassaki RL, Perroca MG. Interrupções e seus efeitos sobre a dinâmica de trabalho do enfermeiro. Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 29º de junho de 2017 [citado 1º de julho de 2025];38(2). Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/67284

Edição

Seção

Artigos Originais