Representações sociais de enfermeiros que cuidam crianças sobre a sistematização da assistência de enfermagem

Autores

  • Carolina Sampaio de Oliveira Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT
  • Moema da Silva Borges Universidade de Brasília - UNB

Palavras-chave:

Enfermagem. Processo de enfermagem. Cuidado da criança.

Resumo

Objetivo: Conhecer as Representações Sociais de enfermeiros que cuidam de crianças hospitalizadas sobre a SAE. Método: Estudo qualitativo, descritivo e exploratório com base na Teoria das Representações Sociais, realizado em maio de 2015, com 45 enfermeiros que assistiam crianças de hospitais-escola de um município do Mato Grosso. Os dados foram coletados por meio de entrevista, e analisados com auxílio do software Alceste. Resultados: Foram encontrados dois eixos temáticos, o primeiro refere-se a dimensão do conhecimento localizando o tempo e o espaço de formação do conceito de SAE. O segundo, assinala a dimensão da prática, descrevendo a dinâmica assistencial nas clínicas e as dificuldades cotidianas.
Conclusão: As representações da dimensão do conhecimento não parecem suficientes para ancorar a prática assistencial, apontando a existência de importante discrepâncias entre as representações, ou seja, entre a valoração do saber e a qualidade do fazer cotidiano. Palavras-chave: Enfermagem. Processo de enfermagem. Cuidado da criança.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carolina Sampaio de Oliveira, Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT

Graduada em enfermagem pela Universidade de Cuiabá (2003), especialista em Saúde Pública pela Universidade de Curitiba (2004), Mestre em Ciências da Saúde pela Universidade de Brasília - UNB (2011). Atualmente é doutoranda em enfermagem pelo Programa de Pós Graduação em Enfermagem da Universidade de Brasília (UNB), É coordenadora e professora do Curso de Enfermagem da Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT, onde ministra a disciplina Trabalho de Conclusão de Curso II e Trabalho de Conclusão de Curso III. É membro da Comissão de Processos Éticos do COREN-MT. Participa como pesquisadora dos grupos de pesquisa: NESPRON (UNB), LEPS (UNB) e GPESC (UNIC).Tem experiência na área de Enfermagem Pediátrica, Pesquisa Clínica e Coordenação Técnica Educacional.

Moema da Silva Borges, Universidade de Brasília - UNB

Graduada em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Federal Fluminense (1981). Doutora em Ciências da Saúde pela Universidade de Brasília(2006). Especialista em Saúde pública, Psiquiatria Social e Terapia Comunitária. Tem formação em Terapia Floral de Bach e Terapia por Regressão. Na atualidade é professora adjunta da Universidade de Brasília e coordenadora do Programa de Pós- Graduação em Enfermagem da UnB. Dedica-se a área de Promoçao e Prevençao do Cuidado de Enfermagem em Saúde Mental. Realiza pesquisas sobre a transdiciplinariedade e tranpessoalidade do cuidado em saúde e enfermagem com ênfase na abordagem integrativa da saúde. Linhas de pesquisa: cuidado humano e integralidade, saúde e espiritualidade, tanatologia, saúde quântica.

Publicado

2017-11-16

Como Citar

1.
de Oliveira CS, Borges M da S. Representações sociais de enfermeiros que cuidam crianças sobre a sistematização da assistência de enfermagem. Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 16º de novembro de 2017 [citado 29º de março de 2024];38(3). Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/66840

Edição

Seção

Artigos Originais