O emprego da medida de independência funcional em idosos
Palavras-chave:
Enfermagem geriátrica. Idoso. Saúde do idoso. Atividades cotidianas.Resumo
Objetivos: analisar em publicações científicas como a Medida de Independência Funcional (MIF) tem sido empregada para avaliar idosos.
Métodos: revisão integrativa de publicações periódicas entre os anos de 2011 e 2015, disponíveis on-line com texto completo, escritas em português, inglês ou espanhol.
Resultados: encontrou-se 129 artigos, após aplicação de critérios resultaram 21. Os estudos foram categorizados em dois grupos: A) acompanhar ou comparar escores na MIF (estudos de coorte, caso controle, ensaios clínicos), centra na reabilitação, avaliação de programas e alterações no nível funcional após procedimentos/intervenções; e B) mensurar/associar a funcionalidade dos idosos (estudos transversais), foco em protocolos de avaliação em saúde do idoso, associações à sobrecarga do cuidador, ao tempo de internação, ao equilíbrio, à satisfação com a vida, à cognição, aos aspectos clínicos/sociodemográficos.
Conclusão: empregou-se a MIF em diversos cenários de atenção à saúde do idoso, com destaque para reabilitação e ambulatórios ou centros de saúde.
Palavras-chave: Enfermagem geriátrica. Idoso. Saúde do idoso. Atividades cotidianas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta Revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a Revista. Em virtude da Revista ser de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições própria, em aplicações educacionais e não-comerciais, estando licenciados sob uma Licença Creative Commons tipo (CC) BY-NC.