Contribuições das tecnologias educacionais digitais no ensino de habilidades de enfermagem: revisão integrativa

Autores

  • Maurício de Souza Silveira Escola de Enfermagem da UFRGS
  • Ana Luísa Petersen Cogo UFRGS

Palavras-chave:

Educação em Enfermagem. Tecnologia Educacional. Instrução por Computador.

Resumo

Objetivo: Analisar as contribuições da utilização de tecnologias educacionais digitais no ensino de habilidades de enfermagem.
Método: Revisão integrativa da literatura, com busca em cinco bases de dados no período de 2006 a 2015 com combinações dos descritores “educação em enfermagem”, “instrução por computador”, “tecnologia educacional” ou respectivos termos em inglês.
Resultados: Amostra de 30 artigos agrupados nas categorias temáticas “tecnologia na simulação com manequins”, “estímulo à aprendizagem” e “ensino de habilidades de enfermagem”. Identificou-se diferentes formatos de tecnologias educacionais digitais utilizadas no ensino de habilidades de Enfermagem, como vídeos, ambientes virtuais, aplicativos, hipertexto, jogos e simuladores com realidade virtual.
Conclusões: Esses materiais digitais colaboraram na aquisição de referencial teórico que subsidiam as práticas, dinamizam o ensino e possibilitam a utilização de métodos ativos de aprendizagem, rompendo com o ensino tradicional de demonstrar e repetir procedimentos.
Palavras-chave: Educação em enfermagem. Tecnologia educacional. Instrução por computador.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maurício de Souza Silveira, Escola de Enfermagem da UFRGS

Enfermeiro graduado na Escola de Enfermagem da UFRGS

Ana Luísa Petersen Cogo, UFRGS

Profa. Adjunta EEFUFRGS

Publicado

2017-06-23

Como Citar

1.
Silveira M de S, Cogo ALP. Contribuições das tecnologias educacionais digitais no ensino de habilidades de enfermagem: revisão integrativa. Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 23º de junho de 2017 [citado 1º de julho de 2025];38(2). Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/66204

Edição

Seção

Artigos de Revisão Integrativa