Estrutura conceptual do envelhecimento em diferentes etnias

Autores

  • Jossiana Wilke Faller Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Elen Ferraz Teston Universidade Estadual do Paraná
  • Sonia Silva Marcon Universidade Estadual de Maringá

Palavras-chave:

Idoso. Envelhecimento. Cultura. Enfermagem.

Resumo

Objetivo: Elaborar uma estrutura conceptual que explique como idosos de diferentes culturas vivenciam o envelhecimento, formulam conceitos e atribuem valores ao processo de envelhecer.

Método: Pesquisa de abordagem qualitativa, realizada com 33 idosos, em município da tríplice fronteira. Os dados foram coletados no período entre fevereiro e agosto de 2011, utilizando como estratégia teórico-metodológica o Interacionismo Simbólico e a Grounded Theory.

Resultados: Identificou-se o tema central “Tendo que envelhecer: as práticas socioculturais direcionando o envelhecimento em diferentes etnias”,  constituído por subprocessos que caracterizam os conceitos estruturais do estudo: A velhice concebida por multifatores (físicos, biopsíquicos e socioculturais); Vivenciando o envelhecer no processo de adaptação cultural; Vivenciando o envelhecer como a continuidade da vida; Redefinindo os papeis sociais e; A cultura influenciando hábitos e costumes no cuidado à saúde.

Conclusões: A experiência de envelhecer revelou-se um processo singular a cada indivíduo e os valores atribuídos ao mesmo são influenciáveis pela cultura.

Palavras-chaves: Idoso. Envelhecimento. Cultura. Enfermagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jossiana Wilke Faller, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Enfermeira. Doutoranda em Enfermagem em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo. Docente do Departamento de Enfermagem da Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Foz do Iguaçu, PR, Brasil.

Elen Ferraz Teston, Universidade Estadual do Paraná

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Docente da Universidade Estadual do Paraná – campus Paranavaí, Paraná, Brasil

Sonia Silva Marcon, Universidade Estadual de Maringá

Enfermeira. Doutora em Filosofia da Enfermagem. Professora Associada da Universidade Estadual de Maringá. Maringá, PR, Brasil

Publicado

2018-01-12

Como Citar

1.
Faller JW, Teston EF, Marcon SS. Estrutura conceptual do envelhecimento em diferentes etnias. Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 12º de janeiro de 2018 [citado 16º de abril de 2024];39. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/66144

Edição

Seção

Artigos Originais