Associação das condições sociais e clínicas à qualidade de vida de pacientes com insuficiência cardíaca
Keywords:
Insuficiência Cardíaca, Qualidade de vida, Associação.Abstract
Objetivo: Analisar a associação entre as condições sociodemográficas e clínicas com a qualidade de vida relacionada à saúde de pacientes com insuficiência cardíaca.
Método: Estudo transversal, com amostra não probabilística de 84 pacientes com insuficiência cardíaca, em seguimento ambulatorial, realizado no município de João Pessoa, PB, Brasil, no período de janeiro a julho de 2015. Utilizou-se o questionário Minnesota Living with Heart Failure Questionnaire. Na análise dos dados, foram aplicados os testes: t-Student, ANOVA e Correlação de Pearson, com nível de significância de 5%.
Resultados: Os escores médios do Minnesota Living with Heart Failure Questionnaire revelaram boa qualidade de vida do grupo pesquisado. Houve associação negativa significante entre qualidade de vida e idade: portanto, quanto menor a idade, pior a qualidade de vida.
Conclusão: Fazem-se necessárias ações de promoção à saúde para melhorar a capacidade de enfretamento dessa doença, em especial, para os pacientes mais jovens.
Palavras-chave: Insuficiência cardíaca. Qualidade de vida. Associação. Promoção da saúde.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright for articles published in this Journal belong to the author, with first publication rights belonging to the Journal. Given that the Journal is a public access publication, articles can be used free of charge in educational and non-commercial applications.