Assistência ao doente terminal: vantagens na aplicabilidade das diretivas antecipadas de vontade no contexto hospitalar

Autores

  • Silvana Bastos UFSM
  • Valéria Lunardi
  • Alberto Quintana
  • Nara Girardon Perlini
  • Rosemary Silveira

Palavras-chave:

Diretivas antecipadas. Doente terminal. Ética em enfermagem. Autonomia pessoal.

Resumo

RESUMO

Objetivo: conhecer vantagens relacionadas à aplicabilidade das diretivas antecipadas de vontade no contexto hospitalar na perspectiva de enfermeiros, médicos e familiares.

Método: estudo qualitativo, descritivo, exploratório, realizadas entrevistas semiestruturadas, de outubro a novembro de 2014, com enfermeiros, médicos e familiares de doentes em fase final; após, procedeu-se a análise textual discursiva.

Resultados: Emergiram quatro categorias: respeito à autonomia do paciente; respaldo no enfrentamento de conflitos com e dos familiares; redução de conflitos na equipe em decisões sobre tratamentos e condutas; divulgação e instrumentalização para aplicação das Diretivas Antecipadas de Vontade.

Conclusão: O respeito a autonomia pessoal permeia as vantagens ao se relacionar as condutas de tratamentos em final de vida. Com a efetivação das Diretivas Antecipadas de Vontade, discordâncias que envolvem os processos em final de vida estariam amparadas pelo desejo do paciente, além de implicar em redução dos medos dos profissionais em sofrer processos legais e respaldo aos familiares.

Palavras-chave: Diretivas antecipadas. Doente terminal. Ética em enfermagem. Autonomia pessoal. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2017-11-28

Como Citar

1.
Bastos S, Lunardi V, Quintana A, Girardon Perlini N, Silveira R. Assistência ao doente terminal: vantagens na aplicabilidade das diretivas antecipadas de vontade no contexto hospitalar. Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 28º de novembro de 2017 [citado 25º de abril de 2025];38(4). Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/65617

Edição

Seção

Artigos Originais