Cuidado paliativo em oncologia pediátrica na formação do enfermeiro

Autores

  • Tuani Magalhães Guimarães
  • Liliane Faria da Silva Universidade Federal Fluminense
  • Fátima Helena Espírito Santo Santo Universidade Federal Fluminense
  • Juliana Rezende Montenegro Medeiros de Moraes Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Sandra Teixeira de Araújo Pacheco Universidade Estado do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

Cuidados Paliativos, Enfermagem Oncológica, Educação em Enfermagem, Saúde da Criança.

Resumo

Objetivo: Identificar e descrever a visão dos acadêmicos de enfermagem sobre os cuidados paliativos em oncologia pediátrica durante a graduação.
Método: Pesquisa exploratória, abordagem qualitativa, desenvolvida em uma Escola de Enfermagem no Rio de Janeiro. A coleta de dados ocorreu de setembro a novembro de 2014, através de entrevistas semiestruturadas, com 20 acadêmicos do último período de graduação. A análise temática dos dados foi realizada.
Resultados: Foram elaboradas duas unidades temáticas: o (des)preparo dos acadêmicos de enfermagem frente aos cuidados paliativos em oncologia pediátrica e a abordagem dos cuidados paliativos em oncologia pediátrica na graduação em enfermagem. Os acadêmicos apontaram dificuldades para a realização desse cuidado e a falta de contato com a temática no decorrer da graduação. Os entrevistados citam estratégias de preparo para o cuidado e propõem como o tema deve ser abordado na grade curricular.
Conclusão: É necessária a ampliação da discussão sobre os cuidados paliativos em oncologia pediátrica durante a graduação do enfermeiro.
Palavras-chave: Cuidados paliativos. Enfermagem oncológica. Educação em enfermagem. Saúde da criança.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tuani Magalhães Guimarães

Enfermeira pela Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa da Universidade Federal Fluminense.  Mestranda na Faculdade de Enfermagem da Universidade Estado do Rio de Janeiro.

Liliane Faria da Silva, Universidade Federal Fluminense

Doutora em Enfermagem. Professor Adjunto do Departamento de Enfermagem Materno Infantil e Psiquiátrica. Area de atuação: Saúde da criança e do adolescente. Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa. Universidade Federal Fluminense – EEAAC/UFF.

Fátima Helena Espírito Santo Santo, Universidade Federal Fluminense

Doutora em Enfermagem. Professor Associado do Departamento de Enfermagem Médico-cirúrgica. Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa da Universidade Federal Fluminense – EEAAC/UFF. Niterói, RJ, Brasil.

Juliana Rezende Montenegro Medeiros de Moraes, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutora em Enfermagem. Professor Adjunto do Departamento de Enfermagem Materno Infantil da Escola de Enfermagem Anna Nery da Universidade Federal do Rio de Janeiro - EEAN/UFRJ. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Sandra Teixeira de Araújo Pacheco, Universidade Estado do Rio de Janeiro

Doutora em Enfermagem. Professor Adjunto do Departamento de Enfermagem Materno-Infantil da Faculdade de Enfermagem da Universidade Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, Brasil.

Publicado

2017-04-07

Como Citar

1.
Guimarães TM, Silva LF da, Santo FHES, Moraes JRMM de, Pacheco ST de A. Cuidado paliativo em oncologia pediátrica na formação do enfermeiro. Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 7º de abril de 2017 [citado 29º de março de 2024];38(1). Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/65409

Edição

Seção

Artigos Originais