Automedicação em estudantes de enfermagem do Estado do Amazonas – Brasil

Autores

  • Abel Santiago Muri Gama Professor Assistente da Universidade Federal do Amazonas; Doutorando em Enfermagem - Enfermagem na Saúde do Adulto (PROESA) - Escola de Enfermagem da USP
  • Silvia Regina Secoli Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Enfermagem na Saúde do Adulto - PROESA. Professora Associada da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo - EEUSP.

Palavras-chave:

Automedicação, Estudantes de Enfermagem, Educação em Enfermagem

Resumo

Objetivo: Determinar a prevalência e os fatores associados à automedicação entre estudantes de enfermagem.
Método: Estudo transversal realizado com 116 estudantes de enfermagem de uma universidade pública do Estado do Amazonas – Brasil, no período de março a abril de 2014. Utilizou-se questionário constituído por variáveis socioeconômicas e de consumo de medicamentos. Foi realizada a análise bivariada e a regressão logística – nível de significância de 5%.
Resultados: A prevalência de automedicação foi de 76,0%, motivada especialmente pela percepção de que o problema de saúde não requeria visita ao médico (46,6%). Metade dos estudantes relataram queixas álgicas. Os grupos farmacológicos mais consumidos foram anti-inflamatórios não esteroides (63,2%) e antibióticos (11,1%). O desconhecimento das implicações negativas da prática da automedicação foi associado à automedicação (OR=6,0).
Conclusão: A alta prevalência de automedicação, além de poder levar a reações adversas retrata também o uso irracional de medicamentos pelos estudantes, especialmente, quando considerado o papel destes futuros profissionais na segurança do paciente.
Palavras-chave: Automedicação. Estudantes de enfermagem. Educação em enfermagem. Uso de medicamentos. Segurança do paciente. Assunção de riscos

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Biografia do Autor

Abel Santiago Muri Gama, Professor Assistente da Universidade Federal do Amazonas; Doutorando em Enfermagem - Enfermagem na Saúde do Adulto (PROESA) - Escola de Enfermagem da USP

Enfermeiro. Professor Assitente da Universidade Federal do Amazonas; Mestre em Enfermagem - Mestrado Associado da Universidade do Pará com a Universidade Federal do Amazonas; Doutorando em enfermagem - PROESA - Escola de Enfermagem de São Paulo.

Silvia Regina Secoli, Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Enfermagem na Saúde do Adulto - PROESA. Professora Associada da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo - EEUSP.

Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Enfermagem na Saúde do Adulto - PROESA. Pós-Doutora. Professora Associada da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo - EEUSP. 

Publicado

2017-04-24

Como Citar

1.
Gama ASM, Secoli SR. Automedicação em estudantes de enfermagem do Estado do Amazonas – Brasil. Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 24º de abril de 2017 [citado 28º de abril de 2025];38(1). Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/65111

Edição

Seção

Artigos Originais