Percepção de estudantes da educação básica sobre drogas: um olhar à luz de Merleau-Ponty

Autores

  • Isabel Silva de Jesus Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
  • Márcia Aparecida Ferreira de Oliveira Universidade de São Paulo (USP)
  • Vanessa Thamyris Carvalho dos Santos Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
  • Patrícia Anjos Lima de Carvalho Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
  • Luana Machado Andrade Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
  • Luma Costa Pereira Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
  • Lucas Queiroz Subrinho Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
  • Edite Lago da Silva Sena Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

Palavras-chave:

Adolescente. Drogas ilícitas. Filosofia em enfermagem.

Resumo

Objetivo: desvelar a percepção de estudantes da educação básica sobre drogas.

Métodos: Estudo fenomenológico fundamentado em Maurice Merleau-Ponty, realizado com 14 estudantes em escola do interior da Bahia, Brasil, por meio do Grupo Focal, entre abril e junho de 2013, os relatos foram analisados com base na Analítica da Ambiguidade.

Resultados: Foram apresentados em três categorias: senso comum e conhecimento científico ocupam locus opostos; droga vicia; o bem e o mal das drogas lícitas e ilícitas.

Conclusões: a percepção dos estudantes sobre as drogas entrelaçada ao conhecimento científico e, ao mesmo tempo colocando-a no centro do fenômeno, separando as lícitas como boas e ilícitas como más, aponta para a necessidade de medidas socioeducativas, entre educadores, estudantes e familiares, que visem descentralizar o lugar da droga no contexto em que o fenômeno acontece para que compreendamos a complexidade envolvida no tema.

Palavras-chave: Adolescente. Drogas ilícitas. Filosofia em enfermagem.

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Biografia do Autor

Isabel Silva de Jesus, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem e Saúde da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) /Campus de Jequié. Departamento de Saúde. Jequié, Bahia, Brasil.

Márcia Aparecida Ferreira de Oliveira, Universidade de São Paulo (USP)

Doutora em Enfermagem. Professora do Departamento de Enfermagem Materno-Infantil e Psiquiatria da Universidade de São Paulo (USP). São Paulo, Brasil.

Vanessa Thamyris Carvalho dos Santos, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem e Saúde da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) /Campus de Jequié. Departamento de Saúde. Jequié, Bahia, Brasil.

Patrícia Anjos Lima de Carvalho, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

Professora do Departamento de Ciências da Saúde da UESB/Campus de Jequié,  Bahia. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem e Saúde (PPGES) da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)/Campus de Jequié. Departamento de Saúde.  Jequié, Bahia, Brasil.

Luana Machado Andrade, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

Docente do curso de enfermagem da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Departamento de Educação, Campus XII. Guanambi, Bahia, Brasil. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem e Saúde (PPGES) da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)/Campus de Jequié. Departamento de Saúde. Jequié, Bahia, Brasil.

Luma Costa Pereira, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

Docente do curso de enfermagem da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Departamento de Educação, Campus XII. Guanambi, Bahia, Brasil. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem e Saúde (PPGES) da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)/Campus de Jequié. Departamento de Saúde. Jequié, Bahia, Brasil. 

Lucas Queiroz Subrinho, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

Enfermeiro, mestrando do Programa de Pós Graduação em Enfermagem e Saúde (PPGES) da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)/Campus de Jequié. Departamento de Saúde. Jequié, Bahia. Brasil.

Edite Lago da Silva Sena, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professora adjunta do Departamento de Ciências da Saúde e do Programa de Pós Graduação em Enfermagem e Saúde (PPGES) da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)/Campus de Jequié. Departamento de Saúde. Jequié, Bahia, Brasil. Endereço: Rua 2ª Travessa Afrânio Peixoto, nº 86, Mandacaru, Jequié- Ba. Cep: 45.207-390.

Publicado

2017-11-28

Como Citar

1.
Jesus IS de, Oliveira MAF de, Santos VTC dos, Carvalho PAL de, Andrade LM, Pereira LC, Subrinho LQ, Sena EL da S. Percepção de estudantes da educação básica sobre drogas: um olhar à luz de Merleau-Ponty. Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 28º de novembro de 2017 [citado 25º de abril de 2025];38(4). Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/65013

Edição

Seção

Artigos Originais